Colunistas
Raul Petry – 14/10/2022
Panela de Pressão
LOTAÇÃO
No sábado a Rádio União de Novo Hamburgo fez uma promoção no Núcleo de Casas de Enxaimel, que foi denominada de Festa na Rua. Não cabia mais ninguém. Qualquer coisa que você inventa por ali é sucesso na certa. As pessoas se acostumaram a ir para o Buraco do Diabo quando querem se divertir ou por puro lazer (tomar um chimarrão ou passear com a cachorrada). Mas parece que algumas lideranças são contrárias a Prefeitura botar 1 centavo ali e não se sabe o porque. Seriam lideranças de bairros, interior, etc. Alguém me contou que jogam na cara do prefeito quando recebem a notícia de que não tem dinheiro para isso ou aquilo. Sinceramente, é profundamente lamentável este comportamento. Que as lideranças dos bairros lutem por conquistas do bairro é perfeitamente plausível e o estranho seria o contrário. Até aí está tudo certo. O que não dá para aceitar é achar que os investimentos no Núcleo de Casas de Enxaimel é dinheiro jogado fora.
UMA COISA…
Todos tem direito a uma parcela do orçamento do município. Ivoti deve arrecadar uns 130 milhões neste ano. É dinheiro pra caramba. E este dinheiro tem que ser distribuído entre todas as rubricas do orçamento. Educação e Saúde precisam mais. Obras viárias, que há 30 anos consumia a maior parte do dinheiro, precisam uma boa grana. Mas 2, 3, 4, 5 milhões tem que ficar para investimentos no turismo e afins. É muito simples. Se o prefeito e os vereadores concordam que investir no Buraco do Diabo é dinheiro jogado fora, que não se destine mais 1 centavo e paramos por aí.
CHOVER NO MOLHADO
O que não dá é chover no molhado. A Oktober de Igrejinha dá 3 milhões de lucro, a Prefeitura não põe um centavo e o lucro vai todo ele para entidades como Liga, Apae, etc. Podemos chegar lá aqui também. Mas por enquanto a Prefeitura tem que fazer a infraestrutura e depois pode deixar por nossa conta. O que não pode é ficar neste chove não molha. Investimentos em festas o município faz. Agora chegou a hora de investir na infraestrutura não só do Buraco do Diabo, mas de toda a cidade. Não vou ficar aqui repetindo mil vezes o que precisa ser feito. As autoridades públicas sabem muito bem disso, mas não se mexem como se não fosse com eles. O mandato deles termina dia 31 de dezembro de 2024, mas Ivoti continua e não pode esperar mandato após mandato por soluções que nunca vem.
MELHOR E PIOR
A melhor parte de Ivoti é o conjunto da obra, a cidade cresce a olhos vistos. A pior é o cuidado com as ruas, calçadas, coma a segurança do cidadão. Muitas vezes os motoristas têm que ser verdadeiros malabaristas para andar por Ivoti. É uma questão cultural, todos os municípios padecem do mesmo mal.