Colunistas
Raul Petry – 15/02/2023
Panela de Pressão
CINZAS
A Câmara de Vereadores retorna apenas no dia 22 de fevereiro, um dia depois da quarta-feira de cinzas que será dia 21. Sinceramente o carnaval não é mais o mesmo de antes. Continua sendo a maior festa popular do Brasil. No entanto, como muita coisa, também está perdendo o glamour de antigamente. Tanto que carnaval de clubes praticamente não tem mais. Algumas empresas funcionam e outras aproveitam e dão férias para os funcionários. As pessoas geralmente confundem, mas o carnaval não é feriado por aqui. Apenas em algumas cidades como o Rio de Janeiro é feriado. Nem em Porto Alegre é feriado. Por aqui não é feriado em nenhum município e algumas Prefeituras trabalham outras não. Bancos e órgãos públicos de um modo geral estarão fechados.
RESISTENTES
As mudas de flores plantadas no centro são bem mais resistentes, pode se ver com facilidade. Mesmo sem chuva desde a semana passada e com o intenso calor, elas continuam bonitas como se nada tivesse acontecendo.
MELHOR
Mas a melhor notícia de anos para cá é a diminuição da criminalidade. Poucos pensavam que um dia isso fosse possível, no tempo em que se assaltava um banco por semana. Roubos de carro e moto em Ivoti eram diários. Hoje em dia a polícia tem bem menos trabalho. Acidentes de carro eram muito mais do que hoje. Só nos fins de semana aconteciam 10 na região.
TRÂNSITO
Com relação aos acidentes é fácil de saber o que houve. O endurecimento da punição aos motoristas é um dos principais fatores para a diminuição dos acidentes de trânsito. Se você bebeu é melhor não dirigir. Se tiver sorte e nada acontecer tudo em. Se cair numa blitz a coisa muda de figura. Pode não ter consequências, mas vai doer no bolso. Esta coluna sempre pediu o endurecimento da legislação, que veio tarde. Sempre afirmei que o motorista brasileiro não é nem melhor tampouco pior que o americano por exemplo. O que muda é a lei. Lá ela é dura e aqui praticamente nada acontecia. Com a mudança as coisas mudaram e poucos se arriscam a dirigir bêbados. E quando o fazem cuidam o máximo para não se envolver em acidente porque conhecem as consequências.
SEGURO
A única coisa que não diminuiu foram os prêmios de seguro. Mesmo com menos acidentes e roubos, o seguro de carro continua caríssimo. Deveria ter diminuído também na mesma proporção. As seguradoras têm explicação. É o tipo explicam mas não justificam. Elas alegam que os preços das peças subiram muito e a mão de obra para conserto dos veículos. É verdade que os carros subiram de preço, mas nada justifica nenhuma redução nos prêmios de seguros, nem mesmo míseros 10%.