Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 15/03/2023

15/03/2023 - 07h34min

Panela de Pressão

15%

Olha o número divulgado pela Prefeitura agora oficialmente. A arrecadação de impostos estava prevista em 122 milhões no ano passado. Acabou chegando a 141 milhões, um crescimento de 19 milhões, ou seja, de 15%.

PARTICIPAÇÃO

Um dado que me surpreendeu. Antigamente a receita própria dos municípios não passava de 5% do total da receita. No ano passado, ela foi igual as Transferências de outras esferas de governo, como o Federal e Estadual. De modos que cresceu sobremaneira a arrecadação de impostos municipais. Os principais são o IPTU, ITBI, entre outros. O Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis é de 2% sobre cada transferência de um imóvel. Não sei as projeções para o ano que vem, mas a tendência é de que o aumento de arrecadação continue crescendo. Nada indica que ela se reduza, a menos que o atual governo seja um desastre total.

PUXAR

Na verdade, quem deve puxar o aumento da arrecadação é a própria Prefeitura com ações que visem o maior desenvolvimento do município. As ações existem e não são tão tímidas. Tem vários incentivos, como a ajuda no pagamento do aluguel de pequenas empresas entre outros. Entretanto, a grande parte do incentivo é destinado para pequenas atividades, de até 50 funcionários. Não existe uma ação mais contundente no sentido de atrair médias e grandes empresas, aquelas que realmente fazem a diferença. Uma empresa média que viesse a se instalar aqui equivaleria a 30 pequenas. Todas merecem atenção, mas faltam aquelas que realmente fazem a diferença.

INDICE DE RETORNO

Outro dia fiquei negativamente surpreso com a participação de Ivoti no Índice de Retorno de ICMS. Era só de 0,15, quando imaginava que seria de pelo menos 0,18 a 0,20. Ele já era de 0,24, antes de Ivoti virar 3 municípios. Na verdade, caiu para 0,14% neste ano. Os municípios vizinhos também tiveram quedas. Ou seja, pelos critérios de recolhimento de ICMS, Ivoti participa no conjunto dos municípios do Estado, com 0,14%. Quer dizer, temos 0,14% de participação na economia do Estado por este critério. Tem outros, onde pode ser mais. Isto quer dizer que outros municípios cresceram mais do que nós e nos empurraram para baixo.

FAIXA DE SEGURANÇA

No sábado, por ocasião do evento na Praça Ecológica, muitas pessoas, principalmente as que estacionaram para cima da Rua São Leopoldo, pediram que se coloque faixa de segurança. É problemático devido a curva, mas tem solução. Hoje elas tem que caminhar no sentido contrário até pegar a faixa de segurança e retornar para cima. Solução: traz para o lado de cá na outra esquina da Rua 25 de Julho a que já tem e coloca outra no meio da curva. É possível, desde que seja bem sinalizado dos dois lados. Mas sinalização pra valer. Os veículos vão enxergar dos dois lados de longe a faixa de segurança.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.