Colunistas

Raul Petry – 15/06/2023

15/06/2023 - 07h19min

Panela de Pressão

TRITURADOR

Deu a maior confusão a venda do triturador da Prefeitura. Uma máquina que sequer foi usada e que custou 300 mil reais há uns 5 pra 6 anos, agora foi oferecida por uma empresa de leilões por 20 mil reais. O leilão foi cancelado e a Prefeitura esclareceu que o valor foi digitado errado. Era para ser 200 mil e foi digitado 20 mil reais. Realmente, de 300 para 20 mil seria uma desvalorização muito grande. O vereador Volnei Fritsch fez o comentário acerca do leilão com valor aviltado e no outro dia o bem foi retirado da oferta da Pestana Leilões.

DEPÓSITO

Fui conferir numa outra cidade como funciona o recolhimento de galhos. Eles tem um caminhão com aqueles “braços” que içam os galhos para o caminhão. A manobra é rápida e, mesmo não sendo muito grande, a carroceria do caminhão leva vários montes que carregam. O caminhão circula pela cidade mais ou menos do tamanho de Ivoti, com exceção de um dia da semana. Portanto, em quatro dias deixam a cidade limpa.

RAPIDEZ

Lá funciona com rapidez porque o caminhão leva os galhos para um local apropriado no interior, que é um imenso descampado no meio do mato. Ali é feito o manejo e o lixo orgânico se decompõe. O local nem fica longe da cidade, dá alguns quilômetros.

PERGUNTA

A pergunta que não quer calar: Se as folhas caem das árvores no mato formando aquele colchão de folhas no chão, porque não se pode depositar os galhos num local apropriado para se decompor? Aqui em Ivoti não pode. Em outras cidades pode. Porque numas pode e noutras não pode como aqui. É tão simples manter a cidade limpa, não precisa mais de um caminhão e dois ou três funcionários a um custo baixo. Alguém deve ter rogado uma praga para o leilão do triturador. No município citado não existe triturador, porque a própria natureza se encarrega de decompor o lixo orgânico.

BÊNÇÃO

A chuva que caiu ontem foi abençoada. Estava já bem seco de dias seguidos sem um pingo de chuva e até calor fora de época. Como depois da tempestade foi a bonança, até tivemos geada na região e das grandes. Numa única semana, tivemos verão, inverno e outono. Haja saúde que aguente. Menos mal que a geada trouxe suas vantagens, pois os mosquitos que infernizaram nossa vida neste verão se foram para a banha. Depois de muitos anos tivemos borrachudos no centro de Ivoti. Este está sendo um ano atípico em termos de tempo. No verão inteiro não tivemos um único temporal, pouca chuva no outono, calor atípico e estendido. Os comerciantes estavam já sem sossego quando finalmente chegou o frio. Agora ele está aí para quem gosta de frio. Quem não gosta, que aguente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário