Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 15/07/2022
Nova Petrópolis
QUEDA
Essa semana Prefeitura divulgou que houve uma queda de 60% dos casos de Covid em Nova Petrópolis no mês de junho. Isso na comparação com maio. Um total de 884 casos em maio e 346 casos em junho. Queda de 60%, o que não é pouco. E o melhor disso é que provavelmente julho vai mostrar uma tendência de queda. Nos 10 primeiros dias de julho não se viu notícias de agravamento da pandemia.
MOTIVAÇÕES
Conforme a notícia da Prefeitura, são dois aspectos que motivam essa queda de 60% nos casos de Covid. Primeiro é que foram feitos menos testes neste mês. Em torno de 3.000 testes em maio e só 1.500 em junho. Nova Petrópolis tem uma tradição de fazer muitos testes. Inclusive mais que a maioria dos municípios. Então se foram feitos menos testes em junho, é porque a procura realmente deve ter sido menor. E isso também tem a ver com o recuo da pandemia. As pessoas estão adoecendo menos.
TAXA
Em maio havia um resultado positivo para cada 3,4 testes feitos. Em junho, a taxa melhorou para 4,4 testes. Ou seja, menos casos positivos dentro do universo de testes realizados. Suspeito que essa circunstância esteja relacionada à época do ano. Inverno, que é quando as pessoas ficam mais resfriadas. A pessoa tem sintomas, vai lá fazer o teste, mas não é Covid.
SINAL DA MELHORA
No primeiro semestre foram feitos 15.144 testes em Nova Petrópolis, com 5.475 casos positivos. Isso dá uma taxa de 2,76 testes para cada caso. Bem pior que a taxa de junho e até mesmo pior que a taxa de maio. Esse é um indicativo de que a situação está melhorando.
MELHORAR
Estamos falando que junho foi melhor que maio. Mas convenhamos, maio pode até ter apresentado números altos. Mas não se viu uma situação grave, como foi em maio de 2021, por exemplo. Um ano atrás todo mundo era obrigado a usar máscara e evitar sair de casa. E o pior eram os óbitos quase diários, inclusive de pessoas sem comorbidades, e os hospitais lotados. Isso é coisa do passado.
LATAS DE TINTA
A segunda edição da Coleta de Latas de Tinta, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no dia 24 de junho, totalizou 1.150 quilos de material. As embalagens coletadas tiveram destinação ecologicamente correta através da empresa AeC Resíduos, uma das parceiras do Município na ação.