Colunistas

Raul Petry – 16/05/2022

16/05/2022 - 06h00min

Panela de Pressão

MAIS VIDA

Com relação aos comentários feitos aqui semana passada quanto ao Mais Vida, a administração municipal esclarece alguns fatos. Por exemplo, é verdade que o início do atendimento no Mais Vida é apenas a partir das 9 horas. No entanto, ele se estende até as 9 da noite. Nos municípios vizinhos o atendimento inicia às 7 da manhã, mas em compensação os postos locais fecham as 19 horas. Se o Mais Vida aqui fechasse às 7 da noite, haveria sobrecarga de atendimento no Hospital, pois os pacientes destes dois municípios depois das 19 horas são trazidos para cá. Fechando aqui somente às 21 horas, ajuda a equilibrar esta balança e o hospital fica menos sobrecarregado.

COVID/DENGUE

O que provocou um desequilíbrio no atendimento nos dois últimos anos foram dois eventos atípicos. Primeiro foi a Covid, que por dois anos sobrecarregou tudo, inclusive o atendimento no Mais Vida. Quando arrefeceu a Covid, surge de repente um surto de dengue, que dizem é pior do que a própria Covid quanto aos sintomas. A Covid está controlada e a Dengue segue o mesmo caminho. A explicação dada pela administração municipal de que os postos locais atendem por 12 horas por uma questão legal e de adaptação a regras trabalhistas, explicou melhor porque o Mais Vida só atende a partir das 9 da manhã.

POSTÃO

Por falar em saúde, num município vizinho chamam de Postão o posto de saúde do centro, que é o maior e mais completo. Aqui em Ivoti parece que estão chamando por enquanto de Centro de Especialidades, que vai ser, nada mais, nada menos, o mini-hospital que a Prefeitura vai construir nos fundos da Câmara de Vereadores. Será um prédio de 1.700 m2 a um custo de 4 milhões mais ou menos. Boa parte desse dinheiro virá de Brasília através das famosas emendas dos deputados. Como só se pode pegar no máximo 800 mil por ano para investimentos na saúde, a Prefeitura vai ter que desembolsar uma boa grana desse total e recuperar ao longo do tempo. Pelas minhas contas a metade dá pra arrumar nos 2 anos e meio que faltam para o fim do mandato. E a outra metade o Município vai bancar.

VANTAGENS

Com a construção no novo Centro de Especialidades, a Prefeitura deixará de pagar aluguel onde fica hoje o Mais Vida e o mais importante, Ivoti terá um espaço para resolver boa parte dos problemas de saúde de sua população. E a proximidade com o hospital é outra vantagem. Bastará atravessar a rua. O novo Centro de Especialidades é a menina dos olhos da atual gestão e nada mais justo e merecedor. Temos que investir recursos da população e o mais importante é que dinheiro não falta para esta área. O serviço público nunca esteve com as burras tão cheias de dinheiro como agora. A violenta carga tributária que recai sobre as empresas é o principal motor que move a máquina pública. O dinheiro apareceu sem fazer gestão na verdadeira acepção da palavra. Durante a pandemia, o máximo que o governo fez foi postergar pagamentos de impostos sem abrir mão de nenhum centavo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário