Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 16/05/2023

16/05/2023 - 07h25min

Nova Petrópolis

VACINA DA GRIPE

A partir desta segunda-feira, 15 de maio, a vacina que protege contra a gripe está liberada para aplicação em toda a população de Nova Petrópolis, sem delimitação de público-alvo, conforme orientação do governo do Estado. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e não há necessidade de agendar a aplicação.

DIFERENÇA

A grande e positiva diferença da vacina contra a gripe é que não tem qualquer necessidade de agendamento. As vacinas contra a Covid-19 vêm em frascos maiores, com várias doses. E uma vez aberto que o tubo é aberto, todas as doses precisam ser gastas no mesmo dia. Se não estragam e vão fora. Por isso considera-se mais apropriado juntar um grupo de pessoas antes de abrir um frasco. Já no caso da vacina contra a gripe, cada dose vem em um frasco separado. Isso facilita muito as coisas.

DUAS VACINAS

Além da vacina contra a gripe, a vacina bivalente contra a Covid-19 também já está liberada para o público em geral em Nova Petrópolis. Fiquei em dúvida se haveria alguma restrição ou necessidade de intervalo entre as duas vacinas. Mas uma pessoa da prefeitura me disse que as duas vacinas podem ser feitas ao mesmo tempo.

UMA SÓ

Eu desconfio que nos próximos anos as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 vão acabar se transformando numa vacina só. Foi assim quando o mundo descobriu o vírus H1N1. A vacina da gripe já existia nessa época. Hoje a vacina da gripe protege contra o H1N1 também. Vale lembrar que a vacina da gripe muda sua fórmula todos os anos. Isso porque os vírus que causam essas doenças também sofrem mutações. Mais ou menos a mesma coisa que acontece com o vírus da Covid.

LÍNGUA TCHECA

A partir desta segunda-feira, 15 de maio, e até o dia 19, estão abertas as inscrições para interessados em participar da Oficina de Cultura e Língua Alemã, oferecida pela Prefeitura de Nova Petrópolis. Os interessados podem procurar a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva para se inscreverem. As aulas iniciam em 23 de maio e acontecem na própria Biblioteca.

QUEBRA-MOLAS

Vale lembrar que hoje tem sessão da Câmara e um dos assuntos que serão tratados é a retirada, ou não, do quebra-molas que tem na ERS-235, perto da Rua Otto Hoffmann. Eu sei que tem gente que defende aquilo lá. Mas não entendo como conseguem pensar dessa forma. Já entre as pessoas que odeiam os quebra-molas, que são a maioria, aquele lá com certeza é o mais detestado da cidade. E a má fama é merecida.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário