Colunistas
Raul Petry – 17/02/2023
Panela de Pressão
ABRE-FECHA
Das Prefeituras da região, algumas irão trabalhar normalmente e outras fecharão segunda e terça. Vale lembrar que o carnaval não é feriado. Quem não trabalhar na iniciativa privada não ganha. E a maioria das empresas que fecham nos dois dias ou num deles, adiantaram as horas ou irão recuperá-las. No serviço público criaram uma jabuticaba que se chama Ponto Facultativo. Ou seja, vai trabalhar quem quer. Uma vez, em Nova Petrópolis, um funcionário da Prefeitura resolveu ir trabalhar. Na véspera disseram para ele que nem que a vaca tussa. Ele simplesmente não conseguiu entrar porque a Prefeitura estava fechada como se feriado fosse. O Ponto não era Facultativo, simplesmente não existia.
FERIADÃO
O carnaval simplesmente é o maior feriadão que existe. Nada se compara a bancos fecharem as portas em dois dias que nem feriado é. Na verdade, é feriado em algumas cidades, aquelas que curtem mais o carnaval. Aqui no Estado, nem em Porto Alegre é. Trata-se de uma espécie de feriado branco, no qual poucos trabalham. Não sei até quando vai isso. No passado tinha carnaval em várias sociedades e salões e se justificava talvez mais do que hoje o fechamento dos negócios. Hoje em dia ninguém mais faz carnaval tratando-se de clubes. Praticamente se resume ao nordeste e centro do país e feito para a televisão. A grande maioria das pessoas aproveitam o carnaval para descansar.
SALVOS
Entre mortos e feridos, fomos todos salvos, pelo menos nesta semana em que choveu 32 mm. Uma chuva abençoada na terça-feira que trouxe alívio e amenizou o calorão. No fundo, tanto o verão quanto o inverno são ruins quando dá aqueles extremos. Na média, são duas ondas de frio abaixo de zero por inverno e mais ou menos duas ondas de extremo calor, quando ultrapassa a 35 graus por verão. Aí, tanto o inverno quanto o verão ficam insuportáveis. De resto, dá para encarar as duas estações.
GOLPES
Como as pessoas se deixam levar por espertalhões e caem nos mais diversos golpes. Com a internet então proliferou a quantidade de golpes e as pessoas caem que nem uns patinhos. Geralmente, na sua grande maioria, é por querer tirar vantagem. O preço é abaixo do mercado e a ganância das pessoas as leva a perder dinheiro. Este golpe do aluguel daqui de Ivoti é impressionante. Como as pessoas depositam dinheiro numa conta sem terem visto o locador muito menos o corretor de imóveis. Se deixam levar emoção de tal sorte que não raciocinam mais e pagam por algo que só existe numa fotografia e nem é real.
SUSTO
Um caminhão da Prefeitura estava subindo a Castro Alves carregado com imensas rochas. Os carros que estavam atrás tiveram que rezar para nada acontecer de mais grave e saíam detrás do caminhão do jeito que dava. Se essas pedras caem do caminhão teriam matado gente.