Colunistas
Raul Petry – 17/05/22
Panela de Pressão
CORRIDA
A corrida presidencial está lançada e, como se sabe, dificilmente escapará de elegermos Bolsonaro ou Lula. A eleição ficará polarizada entre os dois. Nenhum deles é o candidato dos sonhos. No entanto, o povo está com eles. Ninguém da terceira via como chamam um outro candidato que não seja um dos dois terá chances de se eleger. Segundo as pesquisas Lula está na frente. Mas como falta meio ano para as eleições muita água vai correr por debaixo dessa ponte. As vezes as urnas confirmam o que as pesquisas estão dizendo desde o lançamento das campanhas. Em outras eleições o jogo é virado durante a campanha. Como vai ser neste ano não se sabe. O que se sabe é que vai ser um dos dois. Dificilmente um outro candidato ganhará a eleição. No entanto, não nos esqueçamos quando aqui no Estado, Rigotto tinha só 4% das intenções de votos faltando apenas 45 dias para as eleições de 2002. Enquanto Britto e Tarso brigavam entre eles, Rigotto disparou e tomou a dianteira virando governador do Estado.
FATO NOVO
Tem coisas estranhas acontecendo na política de Ivoti. Depois que brigou com Martin, Maria não podia nem ouvir falar no nome do atual prefeito. Vale lembrar que ele se elegeu em boa parte na primeira vez graças ao apoio dela para a Prefeitura. Quem conhece ela, no entanto, sabe como ela é. Só que agora tornou-se amiga de Martin. Ela faz questão de posar para a fotografia quando da entrega da sua biografia para o prefeito e na quinta-feira passada foi no mesmo carro para Santa Maria do Herval, onde acontecia a solenidade de abertura da Kartofellfest. Depois a comitiva que tinha ainda Nack e Gaspar foram todos almoçar juntos. O que estará por trás dessa guinada. Ambos eram inimigos e se transformaram em amigos de uma hora para outra. A política tem dessas coisas. Nada como um dia após o outro.
CEDO
Está cedo para falar em eleições municipais. No entanto, passadas as eleições deste ano, o assunto vai entrar definitivamente em pauta. Aí vai caber a pergunta que não quer calar. Afinal, quem será o próximo prefeito em Ivoti. Hoje em dia não temos muitas escolhas. Vários nomes estão entre os possíveis candidatos. Por exemplo, o atual vice, Marcelo Fröhlich, seria o candidato natural na sucessão de Martin. No entanto, ele tem votos suficientes para se eleger. Uma coisa é o próprio Martin concorrer. Outra coisa é ele apresentar o seu candidato. Isto já foi feito na última eleição em que Martin ganhou de lavada e carregou Marcelo com ele. Só que 4 anos depois as coisas podem ter mudado e uma eleição nunca é igual a outra.
BOM NOME
Outro bom nome é o atual presidente da Câmara de Vereadores, Ivanir Mees. Ruim de voto ele não é, tanto que se elegeu na primeira vez em que concorreu. Poucos acreditavam nele como um dos eleitos, e ele chegou lá. No segundo ano virou presidente da Câmara quando ninguém apostava nele. Vai crescer politicamente, está sendo uma boa surpresa.