Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 17/10/2022
Nova Petrópolis
TIROL
A Sociedade do Tirol receberá, nesta segunda-feira, 17 de outubro, a 13ª edição do projeto Fala Comunidade. A reunião entre Administração Municipal, vereadores e moradores terá início às 19h30. Na ocasião será apresentado um balanço da gestão municipal e, em um segundo momento, os munícipes poderão apresentar questionamentos e comentários.
DA PICADA ATÉ GRAMADO
Saíram números mais precisos das obras de asfaltamento no corredor Picada Café/Nova Petrópolis/Gramado. Em Picada Café a Rua Vicente Prieto já é asfaltada até Joaneta. Vão ser feitos mais 3 kms, até o Jammertal. De lá até a divisa com Nova Petrópolis vão ficar faltando mais 3 kms. Em Nova Petrópolis, a rua Vicente Prieto já é asfaltada até o centro do Pinhal Alto. E vão ser feitos os 2,5 kms que faltam até a divisa com Picada Café. Na direção contrária já estão sendo feitos 6 kms, do Pinhal Alto até Nove Colônias. Dessa localidade até a divisa com Gramado vão ficar faltando 2,3 kms. No lado de Gramado, em Linha Marcondes Atla, estão sendo feitos 2,5 kms. Vão ficar faltando 4 kms até a divisa com Nova Petrópolis.
14 QUILÔMETROS
No total, esse trecho de Picada Café até Gramado está recebendo 14 kms de asfalto. Vale lembrar que todas essas obras contam com recursos do Governo do Estado, o que é praticamente um milagre, se levarmos em conta a situação financeira do Palácio Piratini alguns anos atrás. Também vale lembrar que quando o Estado acenou com dinheiro, as prefeituras tinham bala na agulha para completar o dinheiro que faltava nas contrapartidas.
O QUE FICARÁ
FALTANDO
Essa via que passa por Joaneta, Jammertal, Pinhal Alto, Nove Colônias e Linha Marcondes Alta vai se tornar uma nova rota turística quando tudo estiver asfaltado. Podem anotar aí. Muitos turistas vão optar por entrar no pórtico de Picada Café e sair no Snowland. E depois desses 14 kms de asfalto que estão sendo feitos agora, o que vai faltar. Pelas minhas contas, 3 kms em Picada Café, mais 2,3 kms em Nova Petrópolis e 4 kms em Gramado. Menos de 10 kms, e a expectativa é de que o Governo do Estado continue destinando recursos para obras desse tipo.
CONTAS DE 2019
No dia 27 de setembro a Câmara de Vereadores aprovou as contas da gestão municipal no ano de 2019. O governo Lelo e Charles até recebeu algumas ressalvas, mas nada que impactasse na aprovação, tanto dos vereadores quanto do Tribunal de Contas do Estado, que também deu parecer favorável.
NATAL DE 2019
Muitos vão lembrar que o final de 2019 ficou marcado pelos problemas com o Natal, o que provocou até uma CPI na Câmara de Vereadores. Obviamente essa situação não interferiu na avaliação do Tribunal de Contas, visto que os números avaliados são referentes às despesas realizadas, e não daquelas que deixaram de ser executadas, como foi o caso daquele Natal.