Colunistas
Raul Petry – 18/07/2022
Panela de Pressão
BALCÃO
Uma pequena história que aconteceu na Câmara Municipal de Ivoti quando o ex-prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, era vereador na nossa cidade. O discurso dele era igual ao seu colega de partido que toma assunto hoje no Legislativo. Na época Lauermann votava a favor de todos os benefícios que eram propostos aos servidores e queria mais e mais. Era outra época e muita coisa mudou de lá para cá. No entanto, quando assumiu a Prefeitura de Novo Hamburgo, ao visitar ele, Lauermann estava desesperado, não sabia o que fazer. A maior categoria do município estava há 90 dias em greve pedindo aumento salarial. Lauermann disse que a média salarial na época era de R$ 5.000,00 e eles queriam mais ainda. Isso faz uns 10 anos. Um dia é da caça outro do caçador. Como prefeito passou para o outro lado do balcão e sentiu na carne o que é ter que arcar com responsabilidades que antes não tinha.
CENSO
A partir de agosto será realizado o censo no Brasil inteiro. Como se sabe, o censo é realizado de 10 em 10 anos. Era para ser em 2020, mas não foi realizado por causa da pandemia. Vamos ter informações que hoje não temos. A população exata dos municípios o censo vai revelar. Hoje só sabemos por estimativa. Quantos homens e quantas mulheres fazem parte da nossa população, nascidos aqui e não nascidos, vamos ter informações valiosas. Esperemos pelos resultados.
GASOLINA
Temos vários títulos aqui em Ivoti para ostentar. O do município cua população é uma das que mais cresce no Estado. O município que tem uma das melhores educações, agora podemos ostentar mais um, pelo menos por enquanto. O município cujo preço da gasolina é o mais baixo da região. Como gasolina interessa diretamente para o bolso da maioria das pessoas, ou diretamente por ter veículos, ou indiretamente por impactar toda a cadeia de produção, este dado é valioso.
SECA
<10>Passamos por uma tremenda seca no começo do ano e agora não para de chover. Nem uma tampouco outra são o ideal. O ideal seria que chovesse sempre em níveis aceitáveis. Na verdade, nem está chovendo muito. O que acontece é que os dias nublados mesmo sem chuva são muitos. E nós estamos acostumados com sol. Neste inverno parece que estamos vivendo nos países do norte europeu, onde os dias no inverno são assim mesmo.
PARADOXO
Um grande paradoxo é situação de emprego das pessoas por aqui. 80% dos negócios tem vagas e não encontram pessoas para ocupar os postos. Na verdade, não encontram as pessoas adequadas, resultado de vários fatores. No entanto, o que conta é o despreparo de muitas pessoas para ocupar certos cargos. Até para cargos que não exigem grau de escolaridade há falta de gente.