Colunistas
Raul Petry – 18/10/2022
Panela de Pressão
FEIRA DAS FLORES
No próximo fim de semana acontece a Feira das Flores de Ivoti. Esta 15a edição vai ser diferente das anteriores. Ela será em dois fins de semana, neste e no outro. E vai ter uma gastronomia à base de flores. Pratos à base de flores e sobremesa terão adereços de flores. Portanto, a gastronomia será à base de flores. A cervejaria Adoma também terá um chopp feito especialmente alusivo ao evento. Estou curioso para ver como será. São estes ingredientes diferentes que fazem um simples evento de uma feira de flores se transformar em algo que chama a atenção. Sempre é bom lembrar que a Feira das Flores surgiu de uma insistência também minha, pois nunca me conformei de Ivoti ser chamada de Cidade das Flores. Na época se dizia que o nome surgiu depois que Bom Jardim teve que ser abandonada porque já tinha uma outra cidade com este nome. Aí se batizou Bom Jardim em Ivoti, que significa em tupi-guarani flor. O problema é que ninguém dava bola em realmente transformar a cidade com adereços que justifiquem o nome Cidade das Flores. Escrevi inúmeras vezes na coluna que era um fiasco chamar Ivoti de Cidade das Flores se não tinha flor alguma enfeitando a cidade a não ser as residências particulares. Daí a prefeita Maria encampou a ideia de realizar uma festa ou feira chamada das flores, o que de fato se concretizou há 15 anos com a realização da 1a Feira das Flores no Núcleo de Casas de Enxaimel.
CANTEIROS
Maria criou então a Feira das Flores e Arnaldo fez os canteiros na Av.Presidente Lucena plantando flores. Aí começou a fazer sentido. Diziam na época que não adiantava plantar flores porque elas iam ser destruídas pela população. Não aconteceu nada disso. Não se tem notícias de alguma flor ser arrancada por algum vândalo.
ANÍVER
Pois bem, Ivoti comemora na quarta-feira o 58o aniversário de emancipação. ~Há muito tempo não tem uma programação maior alusiva ao aniversário, com exceção do feriado. Este ano haverá a banda Rainha que se apresentará na quarta-feira, dia 19, no Núcleo de Casas Enxaimel às 19 horas. Não é pouca coisa. A propósito, a Banda Rainha é daqui de Ivoti e nos tempos atuais é a top no Estado todo. Falo em tempos atuais, porque a Banda Rainha tem mais de 100 anos de existência. Quem quiser contar com eles para tocar até o fim do ano que vem não tem mais como, porque todos os fins de semana estão vendidos. A Banda é um orgulho para a cidade não resta dúvida. Temos que valorizar as coisas boas que temos aqui.
VAZIO
Em tempos passados havia o desfile das escolas alusivo ao 7 de Setembro, que sempre era realizado neste dia. Isso acabou e não entrou nada no lugar. A Prefeitura podia tomar a iniciativa de bolar um evento para valorizar o que é daqui. Na Câmara começaram a dar o título de Cidadão Emérito. Tem tantos que já avacalharam com a iniciativa. Tudo que é demais é demais.