Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 19/04/2023

19/04/2023 - 07h15min

Nova Petrópolis

CERCAMENTO

Esse assunto do cercamento eletrônico realmente rende. Antigamente as prefeituras se contentavam em instalar algumas câmeras de vídeo para que a Brigada pudesse monitorar as ruas sem sair do quartel. Hoje essas filmadoras continuam existindo, e estão por aí aos montes. Mas o recurso mais eficiente são as câmeras inteligentes, que fazem o cercamento eletrônico da cidade. Quando um carro passa elas já leem a placa e pesquisam no sistema. Se tem qualquer problema, em algum lugar vai ter o alarme. Nova Petrópolis já tem algumas câmeras dessas, mas por questão de estratégia de segurança as autoridades não revelam exatamente onde elas estão instaladas. Não querem dar informações privilegiadas aos bandidos. Com a emenda de R$ 450 mil que virá através do deputado federal Marcel van Hattem, vai ser possível instalar mais algumas câmeras inteligentes. Segundo o prefeito Darlei, depois disso vai haver cercamento eletrônico nos principais acessos de Nova Petrópolis, inclusive no interior.

LAJEADO

Tem um exemplo de uma ocorrência que aconteceu há um ou dois anos atrás, quando bandidos cometeram crimes em Lajeado e fugiram num carro. A Brigada Militar sabia a placa e lançou ela no sistema do cercamento eletrônico das cidades do entorno. Quando esse carro passou aqui em Nova Petrópolis, foi pego pelas câmeras. E a prisão aconteceu em Gramado.

NOVE COLÔNIAS

Também teve aquele caso do caminhão que descarregou entulho no lado da estrada em Nove Colônias e deixou o povo e até as autoridades muito revoltadas. Esse eu não tenho certeza se foi exatamente o cercamento eletrônico o responsável pela elucidação. Mas é certo que foram usadas imagens de câmeras. Aí que está o ponto. Além do sistema de videomonitoramento das autoridades públicas, hoje em dia muitas casas e propriedades rurais já contam com filmadoras do circuito interno. O comércio então, nem se fala. É quase 100% filmado.

DETECTOR DE ROSTOS

Também fiquei sabendo que existe uma tecnologia ainda mais avançada. As câmeras desse tipo são capazes de identificar as pessoas através do rosto. Se o sujeito for um procurado da polícia, já é o suficiente para que ele seja preso ali mesmo. Dizem que em 2022 teve um evento em Nova Petrópolis em que essa tecnologia foi testada. Mas neste caso as autoridades também não dão muitos detalhes.

NAS ESCOLAS

É esse o tipo de tecnologia que eu defendo que se use para melhorar a segurança das escolas. E não é só das escolas. Qualquer lugar se torna mais seguro quando as ruas e outros espaços públicos são monitorados com inteligência. Inclusive as pessoas dentro de suas casas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário