Colunistas
Raul Petry – 19/07/2022
Panela de Pressão
MEIO AMBIENTE
A Prefeitura está contratando um fiscal ambiental por tempo determinado porque o titular pediu exoneração do cargo. O salário será de R$ 4.200,00. Por tempo determinado, o Município pode contratar quem ele quiser. Na verdade, a demanda por serviços na área do meio ambiente é grande. Esta área tem uma legislação rigorosa, até demais, e o Município demora para atender a demanda. A reclamação é recorrente.
SAÚDE
O município tem por lei um gasto de 15% na área da Saúde, e foram gastos somente 14,1%. A vereadora Marli Heinle Gehm disse que os 15% não foram gastos no período de janeiro a abril. Em nenhum momento ela elogiou ou citou que pode ter acontecido porque a administração municipal é eficiente e não precisou gastar os 15%. Mesmo porque, quando passa dos 15% ninguém diz nada. O município já gastou 20% na Saúde.
EXEMPLOS
Ela citou vários exemplos de filas em exames que as pessoas demoram para serem atendidas, como na vesícula biliar, cujo número de cirurgias é de somente 12 por ano, ou ecografias, que teria centenas de listas de espera. Ela pergunta se o dinheiro que “sobrou” não poderia ter sido aplicado nestas demandas. Realmente, faz sentido. No entanto, muito provavelmente estas demandas não competem ao município e não podemos ficar prestando serviços que são de outras esferas de governo.
48.000
Outro dado que chama a atenção foi o número de atendimentos em 4 meses na saúde de Ivoti, Mais Vida e postos dos bairros. É como se cada pessoa que mora em Ivoti tivesse ido nos postos de saúde duas vezes nestes quatro anos. Isso dá mais ou menos 400 atendimentos por dia. Era de se imaginar que seria por causa do coronavírus, mas neste ano já não tem mais a demanda de antes. De qualquer maneira é um dado que chama a atenção. Se descontar quem vai procurar a saúde só para conseguir um atentado este número alarmante deve diminuir muito.
FALTAS
E com relação as faltas, foram nestes quatro meses 2.598 faltas, que dá mais de 20 por dia, considerando-se os 30 dias do mês. É um número igualmente alto. O sujeito marca a consulta e não comparece na hora marcada.
BURAQUEIRA
Vários vereadores reclamaram da buraqueira nas ruas de Ivoti. Na verdade, é em algumas, cujos canos são muito antigos e deteriorados. Um vereador falou especificamente numa determinada rua, o outro lembrou de outra rua e um terceiro reclamou do conserto que a empresa terceirizada faz quando vai lá arrumar o vazamento. Daria uma diferença na altura do asfalto de 5 centímetros. Eu não vou mais falar no assunto, de tanto que já o fiz e não adianta, não se resolve nunca.