Colunistas
Raul Petry – 19/08/2022
Panela de Pressão
SINDICÂNCIA
Saiu o resultado da sindicância instaurada contra funcionários da Secretaria de Obras sobre o churrasco feito com o dinheiro da venda de luminárias recolhidas dos postes de luz que foram substituídas por lâmpadas de LED. O então secretário Eduardo Bays foi condenado a pagar multa de R$ 2.000,00. No entanto, o vereador Ivanir Mees disse que pretende conhecer o teor da sindicância. Ela é feita por um comitê de funcionários que colhem as provas e dão o resultado. Vale lembrar que os funcionários venderam o produto das lâmpadas velhas retiradas dos postes e ficaram com o dinheiro. Num belo dia fizeram um churrasco de confraternização com este dinheiro.
ATESTADOS
Que tal, 400 e tantos atestados em média por mês são dados para funcionários públicos. Deve ser o recorde em Ivoti. Uma empresa privada com o mesmo número de funcionários da Prefeitura não tem 50 atestados por mês. Por estas e por outras os funcionários públicos têm uma certa má fama junto a população
VALE-ALIMENTAÇÃO
O prefeito Martin só quer pagar o vale-alimentação para aqueles que comparecem ao trabalho. Os funcionários querem todos os dias, mesmo que de atestado. Quem será que está coma razão. O vale-alimentação foi criado com uma finalidade e com o tempo foi deturpado. Na verdade, o vale-alimentação serve para tudo menos para alimentação.
CIDADE-DORMITÓRIO
Que Ivoti se transformou numa cidade-dormitório isso é inegável. Tanto que a participação no bolo do ICMS arrecadado no Estado não passa do índice de 0,15. O seja, Ivoti arrecada 0,15% de ICMS no Estado. Faz 20 anos que não passa disso. E a cidade cresce como nunca. Moradores vem para cá e contam no total da população com produção zero. Mal não é porque eles consomem alguma coisa aqui e trazem um pouco do dinheiro que ganham fora para gastar aqui. Mudou também a matriz econômica de Ivoti. Éramos um município eminentemente industrial e agora nossas empresas são na maioria pequenas e diversificadas. Só a indústria do calçado tinha na década de 90 5.000 trabalhadores. Hoje deve ter 1.000.
PRODUTIVIDADE
O nosso fiscal está de novo com alta produtividade. Anda multando os negócios que tem deck e que não respeitaram o recuo. Foram 15 multas em pouco tempo. O pessoal anda se mexendo para resolver o problema. O vereador Satoshi tem uma ideia interessante: colocar floreiras em torno dos deck para deixá-los bonitos.