Colunistas
Raul Petry – 19/12/2022
Panela de Pressão
ATÉ JANEIRO
A Câmara de Vereadores realiza a sua última sessão ordinária na noite de hoje despedindo-se de 2022. Volta no começo de janeiro e trabalha até o dia 15. Aí entra em férias que se prolongam por 30 dias. O retorno normal as atividades será no dia 15 de fevereiro. Este mecanismo foi criado principalmente para dar um gás num prefeito novo depois que ele assume. Ele precisa aprovar projetos no começo do mandato e tinha que esperar até o dia 1o de fevereiro quando a Câmara voltava a trabalhar. Mudaram para melhor. De qualquer sorte é hoje o último dia
PRESIDENTE
A nova presidente da Câmara de Vereadores é Marli Heinle Gehm. Ué, mas ela acaba de deixar a presidência no começo deste ano e já volta a ser presidente? Antigamente não era permitido um dos vereadores ser presidente por mais de um ano. Agora inventaram que pode, desde que não seja por dois anos seguidos. Tem que ter o intervalo entre um e outro. Tem certas coisas que dá vontade de rir e esta é uma delas? O que muda?
POLÍTICA
A situação composta hoje por Pires, Satoshi, Fabi e Leonir já era maior e haviam combinado quem seriam os presidentes nos quatro anos. Nada aconteceu conforme o combinado e a situação vai ficar chupando no dedo nos quatro anos. Em Ivoti as coisas são diferentes. Aqui não tem uma oposição bem definida. Sempre tem alguns que não são uma coisa e tampouco outra. Marli, por exemplo, é de tudo um pouco. No começo tinha quatro de cada lado. E Marli no meio dos dois grupos. Sempre sobra alguma coisa para ela. Agora caiu no seu colo a presidência pela segunda vez em três anos.
<SUB>ORÇAMENTO
<10>O orçamento para o ano que vem foi aprovado e ficou em 143 milhões. Vai acabar dando mais. O IVOTI100 também foi aprovado com uma emenda permitindo modificações no futuro se for o caso. Este foi o grande ano em que se fez uma coisa pedida aqui por este colunista há muito tempo. Precisamos um norte para a cidade. Este norte agora temos. É apenas um norte, uma bússola, que vai nos levar para o futuro. Sinceramente, muita coisa foi feita nestes últimos anos. Os anos da estagnação ficaram para trás. No entanto, apenas os anos da estagnação e nada mais. Agora engatamos uma 4a marcha rumo ao futuro. Mas falta muito só para recuperar o tempo perdido.
ENTULHOS
Não sei o que houve. Só sei que a cidade não consegue se livrar dos galhos das podas das árvores e outros entulhos orgânicos. Tem uma empresa contratada para recolher os entulhos e não faz nada. Funciona simples, os galhos são triturados e jogados no caminhão que os leva embora. Outro dia o pessoal das Obras da Prefeitura recolheu alguns montes perto do centro e a tal da empresa nada.