Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 19/12/2022

19/12/2022 - 08h37min

Nova Petrópolis

 

 

ACIDENTE

São impressionantes as fotos do acidente que deu na Linha Araripe ontem de manhã. Parece cena de filme. Mas é a vida real que infelizmente produziu essa cena forte. O guard rail que entrou pelo capô do carro e saiu pela janela traseira do outro lado acertou em cheio o motorista, que morreu na hora. Acertar a ponta do guard rail desse jeito é uma fatalidade muito grande. Geralmente essa estrutura de ferro serve para proteger. Não se sabe as circunstâncias do acidente. Mas naquele horário estava chovendo. Água na pista é sempre um perigo.

 

CHUVINHA

Ontem de manhã teve uma chuvinha fraca em Nova Petrópolis. Não fiquei sabendo quantos milímetros deu na cidade, mas deve ter sido menos que 10. É uma chuvinha que serve para refrescar e dar um pequeno alívio de umidade nas plantações. Só. Não serve para aumentar o nível dos reservatórios. Que a propósito, não se sabe como estão. Em outros anos, nessa época a barragem Santa Isabel já estava baixa.

 

REDES DE ÁGUA

As redes de água da zona rural de Nova Petrópolis foram ampliadas em um total de 65 quilômetros nos anos de 2021 e 2022. O levantamento é da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que promove os projetos em parceria com associações de moradores e com a Corsan. No total, foram construídas 17 novas redes nos dois anos, o que beneficiou cerca de 320 usuários.

 

REDES QUE FALTAM

Li várias mensagens sobre lugares do interior que ainda não têm rede de água. Apesar de ter feito 65 quilômetros, o Município ainda vai ter um longo trabalho pela frente até universalizar o abastecimento.

 

FINAL DA FILA

Desde que comecei a reparar mais no interior nas caminhadas, percebi um fenômeno que dificulta a organização dos serviços públicos. Muitas vezes casas novas são construídas literalmente no meio do nada. Não vai demorar e este novo morador vai querer ter água encanada e energia. Talvez ele tenha direito, afinal os serviços públicos são para todos. Mas tem que saber que casos assim geralmente ficam no final da fila.

 

PRIORIDADES

Quando o assunto é redes de água, a prioridade tem que ser para aqueles lugares que já tem moradores há muito tempo. O melhor exemplo é Nove Colônias. Um lugar muito desenvolvido, um futuro promissor no turismo, com algumas famílias residindo há mais de 100 anos e só agora está sendo construída a rede de água.

 

FIBRA ÓTICA

Outro exemplo bem interessante é o de um rapaz que instalou uma empresa de tecnologia num lugar ermo do interior. Depois de instalado, agora ele acha um absurdo porque lá não tem internet de fibra ótica.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.