/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Raul Petry – 1º/07/2022

01/07/2022 - 08h04min

Panela de Pressão

 

RESUMO

O projeto para o futuro de Ivoti denominado IVOTI100 foi oficialmente lançado na noite de segunda-feira, em solenidade realizada no auditório do Instituto de Educação Ivoti. Em suma, custou cerca de 200 mil reais, arrecadados na sua maioria voluntariamente e foi um trabalho realizado ao longo de 2021 e neste ano de 2022. O Ivoti100 foi concebido a partir de uma conversa entre os bicicleteiros Marcos Kern e Donato Dilly. Eles sentiram a necessidade de se fazer alguma coisa para os moradores e empreendedores saberem onde moram e aqueles que não moram aqui também saberem o que nós pensamos do nosso futuro. Sabe-se que Ivoti atrai muitos moradores de fora, atraídos por vários motivos. Um deles é a localização geográfica, entre a metrópole e a serra.

 

1964

Como se sabe, Ivoti foi emancipada de Estância Velha no ano de 1964. Portanto estamos com 58 anos de vida independente. De lá para cá não se teve um crescimento planejado, organizado. As coisas foram avançando, a cidade crescendo, mas sem linhas bem claras de onde queremos chegar quando, por exemplo, Ivoti completasse 100 anos. Os dois idealizados do IVOTI100 ampliaram o número de interessados em fazer algo do gênero e, por fim, muitos simpatizaram da ideia e o próprio poder público, fundamental para que tudo se tornasse realidade. Na noite de segunda-feira um calhamaço de quase 1.000 páginas foi entregue simbolicamente para a Câmara Municipal. Dos dois pioneiros acabou boa parte da população se engajando no projeto. O nosso horizonte dos próximos 42 anos está traçado ali naquelas páginas.

 

2064

A nossa história todos conhecem. Ela começou no Buraco do Diabo, para onde nossos olhos agora se voltam novamente como uma volta as origens. Enfim, para onde vão grande parte dos nossos turistas e visitantes. Não é para lá que vão nos fins de semana? Então é lá que temos que investir. O lendário Walt Disney dizia que ele tem que estar onde as pessoas estão. Um ex-prefeito de Igrejinha foi chamado de lunático quando disse que faria na sua cidade uma Oktober parecida com a de Munique. Além do planejamento do IVOTI100 precisamos também botar no papel e depois tirar do papel duas necessidades prementes. A duplicação da Castro Alves e a abertura da Leonel de Moura Brizola. Concomitantemente as obras de infraestrutura, pensar seriamente na criação da Cidade Histórica. Dois quarteirões das casas antigas que nem existem mais reunidas num único espaço. Depois cobra entrada para quem quiser saber como era e como funcionavam as coisas há 100 ou 200 anos atrás. Se a maquete custar os mesmos 200 mil reais do IVOTI100 arrumamos dinheiro na iniciativa privada.

Sair da versão mobile