Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 1º/11/2022

01/11/2022 - 07h57min

Nova Petrópolis

RESULTADO

Agora já podemos falar com base no resultado exato da eleição em Nova Petrópolis. Para presidente, foi uma verdadeira goleada de Bolsonaro, que fez 75,95% dos votos válidos, contra 24,05% de Lula. Para cada voto que Lula teve, mais de três eleitores votaram pela reeleição de Bolsonaro. Em geral, a Serra Gaúcha inteira deu bem mais votos para Bolsonaro. Em Nova Petrópolis ele teve a votação mais expressiva na Região das Hortênsias. Mas de nada adiantou, pois Lula ganhou a eleição. E olha que foi apertado. A diferença ficou em menos de 2 milhões de votos no país inteiro. É pouco. Um jornalista da capital foi muito feliz ao afirmar que Bolsonaro poderia ter ganhado a eleição se tivesse falado umas cinco bobagens a menos, principalmente durante a pandemia. Acabou perdendo para um candidato que na minha opinião é muito pior. A propósito: esperamos continuar tendo a liberdade para fazer este tipo de comentário a partir de 1º de janeiro de 2023. Censurar a imprensa é um desejo antigo de Lula e do seu partido.

 

DIFERENÇA

Quero colocar a BR-116 como ponto de comparação para a mudança de governo. O ex-ministro Tarcísio de Freitas, agora eleito governador de São Paulo, fez uma excelente gestão na área da infraestrutura. Todos lembram como eram os serviços de manutenção da BR antes de Tarcísio botar a casa em ordem. O mato no lado da estrada era aparado uma vez por ano, quando muito. Hoje ele é cortado quando o capim passa de um palmo de altura. As bocas-de-lobo não estão apenas limpas, mas pintadas de branco. As placas de sinalização são limpas com água, esponja e sabão. Nós usuários não estávamos acostumados com nada disso porque antes os contratos com as empresas de manutenção eram cercados de suspeitas e a fiscalização era zero. Esperamos que continue assim.

 

EDUARDO LEITE

Embora reeleito para o Palácio Piratini, Eduardo Leite também perdeu a eleição nas urnas de Nova Petrópolis. Onyx Lorenzoni fez 60,67% dos votos válidos, contra 39,33% de Eduardo Leite. Isso especificamente em Nova Petrópolis, que teve um resultado semelhante na Serra Gaúcha como um todo. Mas é interessante notar que nem todos os eleitos de Bolsonaro votaram em Onyx. Para presidente o 22 teve 2.197 votos a mais do que para governador na cidade. Mas e o que explica essa rejeição maior que Leite teve em Nova Petrópolis e na Serra de um modo geral. Para mim é a pandemia. Essa região é mais desenvolvida e consequentemente foi mais afetada pelas restrições. Mas esse não é um julgamento fácil de fazer. O governador não é um vilão por ter mandado fechar estabelecimentos. Certamente ele cometeu erros, mas também acertou. Naquela época ainda não tinha vacina e as mortes por Covid batiam recordes diários. Alguma coisa precisava ser feita. É fácil falar e criticar depois que tudo passou. Eduardo Leite é um dos governadores brasileiros de melhor atuação na pandemia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.