Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 20/10/2022
Nova Petrópolis
AUDIÊNCIA
A Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação realizará a audiência pública com vistas a prestar esclarecimentos à comunidade sobre projetos de construção de antenas de telefonia nos bairros Recanto dos Plátanos, Pousada da Neve e outros. A audiência pública acontecerá no dia 26 de outubro de 2022 (quarta-feira) às 18h30, no Plenarinho da Acinp.
TELEFONIA
Sabe-se que em muitos lugares o sinal de telefonia móvel é bem precário. Eu já tinha uma vaga noção disso, mas tive uma espécie de choque de realidade quando me envolvi nas caminhadas por esse interior. Na maioria dos lugares não tem sinal para telefonar. Internet então, nem pensar. Isso que em Porto Alegre já tem sinal 5G. Quanta diferença em um raio de menos de 100 km…
RESISTÊNCIA
Pelo que dá para entender deste comunicado de audiência da Prefeitura, existem projetos para construir mais antenas em Nova Petrópolis. Essa é justamente a solução para mitigar a falta de sinal que ainda é tão latente em tantos lugares. Mas pelo que eu fiquei sabendo, vagamente, é que alguns moradores estão apresentando resistência à construção de antenas. Eles acham que o sinal pode fazer mal para a saúde. Realmente é assunto para especialistas. Mas o que já se sabe é que no meio dessa resistência dos moradores tem muita fake news e boatos.
AV. GUILHERME SCHWANTES
Tiveram início na sexta-feira, 14 de outubro, as obras de abertura e pavimentação de um novo trecho da Av. Guilherme Schwantes, na Vila Germânia. O projeto de R$ 1,2 milhão conta com recursos do Estado, através do programa “Avançar no Turismo”, além de uma emenda parlamentar e contrapartidas do Município. Junto ao novo trecho da avenida será construída a nova área de lazer do bairro.
CHUVAS
Nos últimos 30 dias choveu cerca de 120 milímetros em Nova Petrópolis. E nos últimos quatro dias, deu 10 milímetros. E tem previsão de chuva nos próximos dias. Não sei se até aqui é muita ou pouca chuva para essa época do ano. Mas todos sabem que de agora em diante é preciso ficar atento aos céus. As estiagens dos últimos anos aconteceram nos primeiros meses do ano, mas muito em decorrência da falta de chuva em outubro, novembro e dezembro.
ESTIAGEM
Períodos secos com certeza vai ter no verão. A questão é se vai faltar água ou não. E se a agricultura vai ter prejuízos ou não. No caso do abastecimento de água, a diferença nesse verão é que a Corsan tem um poço novo, que diminuiu bastante a dependência da barragem.