Colunistas
Raul Petry – 21/12/2022
Panela de Pressão
QUE DEUS A TENHA!
A Corsan foi vendida por mais de 4 bilhões de reais. Só valia isso porque praticava o preço mais alto do Brasil há 10 anos e deve continuar sendo assim. Aqui em Ivoti nos livramos dessa maldita estatal há 10 anos. Agora virei fã do governo Leite. Ele vendeu a Sulgás, a CEEE e, finalmente, a Corsan. Metade do Rio Grande do Sul já foi asfaltado com o dinheiro da venda destas duas estatais. Agora vai pingar mais uma grana nos cofres dos municípios por conta da venda da Corsan. Isso é ser inteligente. Até não é ser inteligente, é simplesmente fazer o certo, o que beneficia realmente a população e não meia dúzia de apaniguados que se encostavam nestas estatais para mamar a vida inteira as nossas custas.
AEROPORTO
E pensar que estamos prestes a assistir de novo a tragédia anunciada pela segunda vez de um governo que assume para fazer o contrário. A nível nacional querem até revogar a venda de estatais feitas no governo Bolsonaro. Neste aspecto Bolsonaro foi um zero à esquerda porque não vendeu 10% do que prometeu. Nunca foi tão oportuno o velho ditado que dizia o seguinte: “a única saída para o brasileiro é o aeroporto”. Do jeito que se encaminham as coisas em Brasília, o melhor a fazer mesmo é ir embora.
ENTULHOS
Não dá pra entender o que aconteceu com Ivoti. A cidade está de novo tomada de entulhos. Qual é o problema que não se consegue resolver isto. Nos municípios vizinhos não há este tipo de situação. Outro dia, por ocasião da Feira das Flores, uma antiga moradora que não vinha para Ivoti há 20 anos, se mostrou decepcionada com a cidade que chamou de suja. E não é que ela tinha razão. Onde já se viu montanhas de entulhos espalhadas pela cidade sem nenhuma explicação. Se a arrecadação de 140 milhões previstos para 2023 não comporta recolher os entulhos e deixar a cidade livre deste tipo de lixo, então tem que se tomar uma outra medida. De que adianta o IVOTI100 se a cidade está deste jeito.
ÁGUA
Com a água é pior. A propósito, o que é pior, água escorrendo pelo asfalto em função de vazamentos ou dezenas de montes de galhos podres espalhados pelas ruas e passeios públicos? As duas são imperdoáveis. Seja o prefeito que for, se não conseguir resolver este tipo de problema, não sei mais o que dizer. A senhora aquela que se decepcionou com Ivoti, achando que a cidade estava suja e malcuidada, tem razão. Basta andar por aí e se deparar com asfalto detonado por vazamentos de água, sinalização pior é impossível e montes de lixo orgânico espalhado por todos os bairros. Ivoti, ou melhor, a Prefeitura tem que acordar para estas pequenas coisas.