Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 22/02/2023

22/02/2023 - 08h25min

Nova Petrópolis

 

MOTOS

No site da Rádio Spaço de Farroupilha tem um vídeo de motos fazendo ultrapassagens perigosas na BR-116. O trecho é entre Galópolis e Nova Petrópolis. Mas é o que acontece em todos os pontos da estrada toda na Serra e na Encosta da Serra. É um absurdo. Os motoqueiros não querem saber o que está na frente. Ultrapassam tudo. Enquanto isso, vejo as autoridades rodoviárias muito preocupadas com IPVA vencido e outras coisas do tipo. O maior problema da BR é o comportamento de parte dos motoqueiros. Isso deveria ser a prioridade número um. Mas infelizmente não é.

MORTES

É verdade que agora já faz um tempinho que não ouvimos falar em mortes de motoqueiros no trecho daqui da BR-116. Tinha uma época que era um acidente fatal praticamente em cada fim de semana. Se essa baixa for o resultado da atuação mais rigorosa da política ou de uma consciência melhor dos motoqueiros, que continue assim. Mas não dá para ficar 100% tranquilo enquanto enxergamos imagens como as desse vídeo em Galópolis.

SESSÃO

Nesta semana a sessão da Câmara de Vereadores vai ser na quarta-feira, pois na terça que é o dia normal, foi ponto facultativo no serviço público por causa do Carnaval. Como antes do Carnaval pouca coisa acontece no Brasil, as coisas ainda estão devagar no quesito dos projetos de lei. Nessa semana só tem um projeto importante, para abrir crédito suplementares no valor total de R$ 3.968.217,91. Esse dinheiro será usado para o custeio de diversos projetos de obras, como no Pinhal Alto e em Nove Colônias. É o tipo de projeto que costuma ser classificado como “técnico”. Ou seja, não envolve fatores políticos. Ou seja, os vereadores podem fazer a votação o quanto antes.

COVID

O governo federal resolveu parar com as atualizações diárias da Covid-19. Agora vai ser semanal. É que muitos estados já não estavam mais fornecendo os seus números todos os dias. Aí o Ministério da Saúde ficava com os dados incompletos. Agora tudo vai ser divulgado semanalmente. E sinceramente eu nem sei por quanto tempo, pois em breve nem vão divulgar mais. A maioria dos municípios parou de divulgar o famoso boletim há muito tempo. É que chegamos em um ponto que não é mais possível somar todos os casos. As pessoas compram o teste na farmácia e fazem em casa. Se dá positivo, ninguém mais fica sabendo. Como fazer uma estatística desse jeito?

CASOS

Só para dar uma ideia, no site do Governo do Estado Nova Petrópolis ainda aparece com 9.616 casos positivos. Já era esse número no tempo que a Prefeitura ainda publicava o boletim. Portanto, até as crianças sabem que esse número está desatualizado. Mas isso não chega a ser um problema. Pelo contrário, a desatualização ocorre porque os casos deixaram de ser graves. Tanto faz se são muitos, pois não levam mais as pessoas para o hospital.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário