Colunistas

Raul Petry – 22/02/2023

22/02/2023 - 08h20min

Panela de Pressão

 

CHUVA

Não podemos mais nos queixar da chuva. Neste mês está beirando os 100 mm, ainda abaixo da média de fevereiro, mas que melhorou, melhorou. Esta semana choveu de novo entre 30 e 40 mm, somando aproximadamente 90 mm este mês em Ivoti. Neste momento fomos salvos pelo congo. Como se aproxima março, que já é parte de outono, não deve mais dar seca. Em dezembro e janeiro choveu muito pouco, fevereiro melhorou. Mas antes de melhorar tivemos aquela semana terrível de calorão e falta de chuva.

DIFERENÇA

Nota-se uma pequena diferença entre o carnaval de agora comparado com anos atrás. Antes da pandemia 99% do comércio fechava. Se via uns ou outros gatos pingados trabalhando. Neste carnaval as coisas mudaram. Muita gente trabalhou normal. Até supermercados grandes abriram as portas tanto segunda quanto terça-feira. Será que, com o carnaval não acontecerá a mesma coisa do que com os outros eventos que foram morrendo aos poucos. Bailes de salões já não tem mais, bailes de carnaval nos salões tradicionais do nosso interior também já não tem mais. Carnaval de rua se conta nos dedos em toda a volta. O nosso futebol também foi morrendo aos poucos. Sobrevivem e bem os grandes clubes. Os demais vivem as custas da Federação.

CARNAVAL

Antigamente se dizia que o ano começaram depois do carnaval. Em parte era verdade mesmo. Hoje em dia tudo mudou. Até os políticos tomaram jeito neste aspecto. Naquela época eles folgaram 3 meses. Hoje em dia as nossas Câmaras de Vereadores tem recesso de um mês no máximo. As férias de verão eram de 3 meses. As aulas só começavam em março. Hoje em dia terminam mais tarde e recomeçam em meados de fevereiro. Os costumes vão mudando e hoje em dia até o badalado carnaval está cedendo aos poucos as mudanças dos costumes.

PINGUELAS

Com o acidente que aconteceu em Torres, muitas pessoas se voltaram para a nossa região, achando que nossas pinguelas não eram seguras. Posso assegurar que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Nossas pinguelas espalhadas pelos municípios vizinhos são seguras porque as Prefeituras volta e meia reformam elas. A de Torres tem histórico de desleixo e maus cuidados. Aqui em Ivoti está sendo construída uma passarela sobre o Arroio Feitoria. Garanto que ela será segura o suficiente para garantir a sua função. Será importante ligação entre o lado de cá e o Núcleo de Casas de Enxaimel. Tem gente que até falou comigo e achou que a passarela nem deveria ser construída. Vamos com calma, minha gente! Para que existem engenheiros e outros agentes de segurança. Uma pela outra, a própria Ponte do Imperador pode cair. Em um ou outro lugar temos que cruzar por rios que estão por toda parte.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário