Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 22/03/2023

22/03/2023 - 07h31min

Panela de Pressão

IGUALDADE RACIAL

À primeira vista é bonito, mas cada vez que aparece algo que manda ter igualdade entre A e B na marra, só por uma questão conceitual, podem ter certeza que é algo ruim. As pessoas são diferentes e não é na caneta que se promove a igualdade. Em Ivoti a Câmara Municipal aprovou a criação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial em Ivoti.

SERVE PRÁ QUE?

A Prefeitura elaborou o projeto porque, dentre outros motivos, o Tribunal de Contas teria apontado a falta deste Conselho em Ivoti. Uma pessoa que não vive entre nós sempre dizia que se alguém quer que algo não ande pra frente, ou melhor, que não funcione, basta criar um Conselho ou uma Comissão, que quase dá no mesmo. E já se passaram 30 anos e tudo continua na mesma. Para que criar este Conselho. Em primeiro lugar existe discriminação de pessoas em Ivoti por causa da cor, raça, ou seja, o que for. E se tiver, não vai ser um Conselho que resolverá o problema. Hoje em dia as pessoas são muito bem aceitas. E se houver discriminação é caso de polícia. Hoje temos dezenas de negros trabalhando em Ivoti, outras dezenas de venezuelanos, e todo mundo é aceito sem discriminação alguma. A verdade é que não deveríamos perder tempo com este tipo de lei, que nasce como letra morta.

MAL COMPARANDO

Os Conselhos que devem existir são os que tratam de assuntos comuns a toda a população, tipo Trânsito, Saúde, Educação, e ficamos por aí. O resto é chover no molhado. Ainda bem que aqui os Conselhos não são remunerados. Aliás, neste aspecto estamos bem em Ivoti. Se o Brasil fosse como Ivoti em termos de remuneração, trabalho de graça, etc, o país seria outro. Aqui ganham – quando recebem – salário dentro da realidade do Ivoti. Basta sair da esfera municipal e tudo muda, as mordomias se multiplicam e os absurdos aparecem.

IGUALDADE

Por falar em igualdade, o presidente Lula acaba de emitir um decreto obrigando homens e mulheres a ganhar o mesmo salário. Para o atual governo é uma questão ideológica que não tem nada a ver com a prática. No serviço público é assim mesmo e este é um dos motivos que não funciona. Fora do governo as pessoas ganham pelo que produzem independente de gênero. Aqui em Ivoti tem dezenas de mulheres ganhando mais do que os homens. O que importa é a competência, o resultado que produzem as pessoas. Como é que você vai pagar para um homem que é lerdo e produz pouco a mesma coisa que para uma mulher que é ativa, competente e produz o dobro. Não importa sexo, o que importa é o resultado do trabalho. A gente se admira como ainda subsiste no mundo ideologias que não funcionam e nunca funcionaram em lugar algum do mundo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.