Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 22/07/2022

22/07/2022 - 08h52min

Panela de Pressão

 

DIFERENÇA

Um empresário de Ivoti foi para Criciuma e visitou a Prefeitura prospectando áreas para instalar uma filial de sua empresa. Ela nasceu aqui e já não é mais de Ivoti por absoluto descaso de nossas autoridades municipais. A diferença entre Criciuma e Ivoti. Lá ele foi recebido no gabinete do prefeito pelo próprio. Aqui geralmente é a secretária do Desenvolvimento que recepciona os interessados em investir em Ivoti.

 

OURO

Um empresário que quer investir aqui é ouro puro, não pode deixar escapar. A concorrência está aí. Esta formação desenvolvimentista nossos prefeitos nunca tiveram. Eles acham que administrar a cidade é cuidar da educação e da saúde. Os índices nestas duas áreas em Ivoti são bons, dos melhores do Estado e do Brasil. Mas e quanto a atração de negócios para cá, em que pé estamos?

 

PISO

Outro dia profissionais da educação foram na Câmara Municipal reivindicar a aplicação do piso nacional. O piso nacional aumentou em janeiro 33%, passando de 2.200 para 3.800 reais arredondando, para uma jornada de 40 horas. Acontece que aqui em Ivoti eles já ganham isso. Ao que consta só dois professores estão abaixo do piso nacional. Se eles fizerem curso superior passam do piso também. Uma delas parece que está concluindo. Com curso superior o salário aumenta em 45% e praticamente todos tem. O prefeito negou o pagamento do piso com medo do efeito cascata que isto teria. Paga para 2 paga o mesmo para todo mundo respeitando a tal da isonomia. O prefeito Martin mandou os professores entrar na Justiça. Segundo Marli Gehm a classe dos professores estão em extinção. 70% dos docentes de Ivoti são de fora.

 

RAMPA DE LANÇAMENTO

O responsável se morresse alguém é o prefeito solidariamente além do secretário de Obras, ou até mesmo o pessoal do Trânsito. É muita gente para fazer as coisas certas e, mesmo assim, fazem errado. O que foi feito na noite de terça-feira na frente do Sicredi é uma espécie de tentativa de suicídio. Não tem como classificar a monstruosidade que fizeram ali de outra forma. Resolveram tirar o quebra-molas polêmico, aquele que tem lá e quase provocou mortes e colocar outro. Em vez de quebra-molas, uma plataforma. Eu chamo aquilo de rampa de lançamento. Os caras foram capazes de meter a plataforma que é mais alta que o outro quebra-molas durante o dia, às 6 foram embora, escureceu e os motoristas que trafegam no local que se lixem.

 

ARMADILHA

Estava escuro, sem iluminação adequada e sem nenhuma sinalização a não ser uma meia dúzia de cones na pista central. O que a Prefeitura fez foi armar ali uma armadilha para pegar os motoristas, bons ou ruins. A rampa de lançamento virou notícia no Brasil inteiro. Nunca vi tamanho desprezo com o cidadão que trafega pelas ruas. Ele é considerado um criminoso do trânsito. Quem corre acima da velocidade permitida comete um delito de trânsito. Mas quem arma uma arapuca daquelas comete um crime pior ainda. Me admiro que a autoridade máxima do município entrega uma tarefa dessas para pessoas completamente despreparadas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.