Colunistas
Raul Petry – 22/08/2022
Panela de Pressão
MÃOS À OBRA
Por princípio ninguém é melhor do que ninguém. Tem pessoas que tem mais vontade de fazer as coisas do que outras. E quando esta vontade vira em foco, em objetivo, tudo é possível. Quando isto falta as coisas não andam e viram pó. Temos muitas coisas para fazer em Ivoti e é preciso, antes de mais nada, saber escolher o que se fará primeiro. A escolha das prioridades é muito importante. Se alguém escolhe uma prioridade que não é prioridade para o povo e só para essa pessoa, as coisas ficam piores ainda. Sabe-se o que precisamos em Ivoti. Pode-se ter uma ou até mais prioridade. O que precisamos é num determinado momento pensar grande. Primeiro pensar grande e depois arregaçar as mangas. Se pensamos pequeno, se não temos ideal algum, se estamos satisfeitos com o que os antepassados fizeram por Ivoti, deixa tudo como está e já era.
SERRA/ENCOSTA
Em termos de turismo, temos a serra gaúcha como principal atrativo turístico do Estado. Pergunto: a paisagem lá é mais linda do que os municípios da encosta da serra? Lá tem montanhas e aqui também tem. Lá tem verde e aqui também tem. Tudo que tem lá e não tem aqui é porque lá as pessoas arregaçaram as mangas e transformaram as cidades num potencial turístico. É claro, estamos 50 anos atrasados, mas nunca é tarde. Se temos alguma desvantagem, podemos ter outras vantagens. E a principal é a proximidade da região metropolitana. Se os turistas do resto do país vão direto para a serra, podemos ganhar a maioria dos turistas da região metropolitana. Se lá ficam uma semana, aqui podem ficar só um dia. No entanto, o volume e a proximidade podem compensar.
MÃO
O que Gramado é hoje foi construído pela mão do homem. Eles não tem nenhum atrativo natural por excelência para atrair os turistas. Tem montanhas, tem uma paisagem bonita, mas no geral Gramado é quase plana. A arquitetura diferenciada, sem edifícios, foi construída pela mão do homem. Até o Lago Negro é artificial. Ele não existia até a década de 50. Aquelas árvores bonitas foram importadas da região da Floresta Negra da Alemanha.
HISTÓRIA
Vocês sabem da história do Lago Negro. As árvores que existiam ali em meados do século passado pegaram fogo. E para combater o fogo a população abriu valos e descobriram uma vertente. Da vertente surgiu o Lago Negro. E um alemão, Leopoldo Rosenfeldt, que foi o primeiro que viu potencial turístico em Gramado, importou as mudas das árvores que hoje circundam o Lago da Alemanha. Hoje o Lago Negro é o principal atrativo turístico natural de Gramado, mesmo sendo artificial e não produzido pela natureza.