Colunistas
Raul Petry – 22/09/2022
Panela de Pressão
GALHOS
De novo os galhos. Quando chega a época da poda os montes se empilham nas ruas de Ivoti. Não sei o que acontece. Tem empresa contratada para triturar os galhos no local mesmo e levar embora na hora. Só que tem casos em que os montes de galhos estão em plena decomposição, o que leva a crer que estão ali faz tempo.
EDUCAÇÃO
No quesito educação continuamos bem, pois fomos classificados em terceiro lugar no Ideb. Perdemos só para Picada Café e Morro Reuter. A diferença nas um município e outro não é grande, mas não interessa. Ficar no topo da classificação feita sobre o nível da educação no município nos deve encher de orgulho. No entanto, isso não justifica certas coisas que acontece no serviço público. Os educadores são bem pagos aqui em Ivoti e o resultado tem que ser bom mesmo.
ACIDENTES
A vida voltou ao normal e aumentaram o número de acidentes de trânsito. Ainda são poucos em comparação com a vida antes da pandemia. O número de acidentes de trânsito diminuiu muito, porque as pessoas se deram conta de que não vale a apena arriscar. A pena não é pequena para quem provoca acidente e bebeu. Como é muito arriscado, o negócio é não arriscar. Se correr tudo bem não tem problema. Mas você numa dessas leva um azar e se envolve em acidente, o preço é alto.
SINALIZAÇÃO
A irresponsabilidade de nossas autoridades públicas é parelha, não se salva ninguém. Num país do primeiro mundo não é feito asfalto, por exemplo, sem na hora fazer a sinalização. Não fica um dia sem a devida pintura do asfalto, sem indicar onde pode ultrapassar, onde não pode, as faixas dos lados para facilitar a vida dos motoristas principalmente quando chove ou tem neblina. Aqui é o contrário, ninguém não tá nem aí. Quando recapeiam uma estrada ou rua pode levar semanas ou meses para acontecer a sinalização. Você anda no asfalto preto sem nada. Fazem um serviço pela metade e o que mais espanta é a falta de responsabilidade de nossos governantes. O que impressiona é que isto acontece nas estradas estaduais e nas de responsabilidade dos municípios. Ninguém se salva.
CONE
A maioria do povo não presta atenção nestes detalhes e acha que fazendo as coisas pela metade está certo. Outro exemplo de algo mal feito é quando fazem uma intervenção qualquer numa rua e colocam cavaletes a um metro do monte de terra ou seja o que for. Tem que colocar o cavalete muito antes para orientar melhor os motoristas. Novamente com neblina ou chuva de noite o motorista vai ver o cavalete quando é tarde. Hoje em dia abreviaram a sinalização que não é mais feita com cavaletes, e sim, com cones de plástico. Você encosta neles e voam longe. Uma intervenção, por maior que seja, sempre precisa estar bem sinalizada.