Colunistas
Raul Petry – 22/11/2022
Panela de Pressão
ÉPOCAS
Nos idos anos de 1990 havia uma controvérsia em Ivoti relacionada ao crescimento econômico. Uma corrente de vereadores que não estão mais entre nós defendia que a cidade tinha que parar de crescer. Leram bem? Os mesmos que não queriam investir no Núcleo de Casas de Enxaimel e estavam preocupados com a quantidade de crianças nas escolas. Eles se perguntavam onde esta gente toda ia trabalhar quando crescer.
RETROCESSO
Ainda nesta época se fez um monte de bobagens na esteira desta linha de pensamento. Só porque o Centro Comercial apresentou vazamento de esgoto por falha de construção, se limitou a construção de edifícios no centro em 3 andares. Depois “cederam” um pouco e aumentaram para quatro. Com 3 andares não vale a pena colocar elevador. E subir escadas é brabo né! Vivemos um tempo de “apagão” e Ivoti parou de crescer. Ate os eventos morreram. Aí tu tem que assistir os municípios vizinhos dispararem na nossa frente e nós ficarmos parados no tempo e no espaço! Graças a Deus este tempo cinzento passou. Não e discute aqui quem tá certo ou quem tá errado. Me baseio nas evidências. Todos que crescem e ficam ricos são louvados. China, EUA, o Brasil na década de 70 cresceu só num ano 11%. Os municípios que mais crescem são manchetes. Os que ficam encolhidos no seu cantinho são esquecidos.
CAVALO ENCILHADO
Tem um ditado que diz que quando passa um cavalo encilhado tem que montar ele, senão você fica para trás. Onde quero chegar. Nunca entendi jamais vou entender porque no centro, na Av.Presidente Lucena, é proibido construir prédios mais altos e nos bairros mais residenciais pode. Na maior parte das cidades pode-se construir prédios mais altos em toda a cidade. Ivoti e Dois Irmãos são exceção. Parece que uma copiou a outra. Aquela vez a desculpa foi o fato de não haver sistema de água e esgoto para dar conta de prédios mais altos. Pergunto, a Prefeitura existe para que? Pagamos impostos para que? Cada um no seu quadrado. Quanto maior o investimento maior a arrecadação de impostos. Usem estes impostos para investir no que for necessário.
PLANO DIRETOR
O prefeito Martin chegou a ventilar a necessidade da votação de um novo Plano Diretor, já que o atual foi elaborado por uma turma que tinha uma visão da cidade e as forças vivas daqui não se envolveram. Ele foi apresentado na Câmara Municipal e sabe-se que lá pouca coisa acontece. Para 99% do Plano Diretor valeu o Plano original feito por gente que pouco tem a ver com a cidade. Ele tem que ser rediscutido sob uma nova matriz de pensamento, voltada para o desenvolvimento. Só os que crescem, se desenvolvem, enriquecem o seu povo, que são lembrados. Quando o PIB cai todos lamentam e a notícia é negativa. Quando cresce, se enaltece. Ivoti está no momento certo para crescer como nunca.