Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 23/02/2023

23/02/2023 - 08h05min

Nova Petrópolis

IDOSOS

Nova Petrópolis iniciou nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 nos idosos com 70 anos ou mais. A imunização acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, nas segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h, e nas UBS dos bairros e do interior mediante agendamento.

VACINA

A aplicação desse novo tipo de vacina está apenas começando. Nova Petrópolis recebeu as primeiras 810 doses, que foram para o pessoal dos asilos e agora para todos os idosos com mais de 70 anos. É só o começo de um longo processo. Por enquanto, parece que alguns idosos estão com receio de receber essa dose, que é diferente das anteriores. Me contaram isso ontem. Por um lado é compreensível. Essa pandemia esculhambou com as crenças de muitas pessoas. Mas por outro lado, a modificação de vacinas é uma coisa que estávamos acostumados antes da pandemia. A vacina da gripe muda todos os anos. Isso pela simples razão de que o vírus causador da gripe sofre mutações de tempos em tempos. A vacina do ano anterior geralmente não funciona mais. Daí os cientistas precisam estudar as novas características do vírus e produzir uma vacina que faça frente a ele.

ORGANIZAÇÃO

A verdade é que a vacina começou a ser aplicada em 2021 da forma que dava. Não tinha muito tempo para organizar um calendário ou nada parecido. Logo depois apareceu a segunda dose, depois a terceira e a quarta. Chegou num ponto que ficou difícil as pessoas entenderem a vacinação. Acho que de agora em diante a coisa vai ser mais organizada. As pessoas mais velhas estão sendo vacinadas bem no começo do ano. Agora é só avançar sobre os demais públicos para que em dezembro estejam todos vacinados. E em 2024 começa tudo de novo. Possivelmente vamos chegar num ponto em que a vacina da gripe e a vacina da Covid vão ser uma só.

BOTIJÃO

No fim de semana a polícia de Nova Petrópolis registrou uma ocorrência que pareceu coisa de 30 anos atrás. Fazia muito tempo que eu não ouvia falar de furto de botijão de gás. Antigamente isso, principalmente no interior. Hoje em dia acontece menos. Mas eu suspeito que seja um furto relacionado ao tráfico de drogas. O sujeito pega um botijão de gás e mais algumas outras coisinhas que acha por perto e tenta vender para comprar drogas. Esse é o perigo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário