Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 23/08/2022

23/08/2022 - 08h04min

Panela de Pressão

 

5 MILHÕES

Pelo zunzum que ecoa pela cidade, fica-se sabendo que a Prefeitura de Ivoti aplicará aproximadamente 5 milhões em recapeamento asfáltico. É mais do que necessário e que seja benvindo. Na média as ruas e avenidas não estão em bom estado. Aí que pergunto: E como fica a rede de água que continua a mesma que a Corsan instalou há 50 anos. Grande parte daqueles canos antigos foi refugada por outro município. A Corsan trouxe para cá e estão até hoje em boa parte do subsolo de nossa malha viária. Tomara que as ruas que serão recapeadas não são dessas que fazem parte da dor de cabeça que dão para todos nós há anos. A rede tem vazamento, o pessoal vai lá arrumar às espera do próximo vazamento. Tem como resolver o problema? Deve ter, o que falta foi o que escrevi na coluna de ontem. Falta foco e prioridade. Se isto não for uma prioridade, não vai ser arrumado nunca.

 

COMPADRIO

Tem absurdo maior do que uma retroescavadeira se aproximar de um local molhado por vazamento e o asfalto novinho em folha e meter aquelas garras no asfalto e arrebentar tudo? Sinceramente não tem. Em primeiro lugar a rede tinha que estar nos dois lados das ruas para não precisar estragar o asfalto em caso de ligação de água. Em segundo lugar, ela deveria de estar no passeio público e não no meio da rua. Não sei como fazem hoje, mas antigamente não acontecia nem uma coisa tampouco a outra. A Corsan vinha aqui e fazia o que desse menos serviço para eles. Nossos políticos da época apenas assistiam. Nesta mesma época a Corsan não tinha nem equipamento como maquinário e, às vezes, nem mão de obra. Quem cedia de graça era a Prefeitura. Era uma outra época, porque depois mudou tudo. O compadrio que existia entre os poderes municipal e estadual deixou de existir.

 

NOS DEDOS

Por falar em Corsan, vale lembrar que hoje a água é nossa. A Autarquia Água de Ivoti é do povo e eles precisam prestar um bom serviço. No fundo, quebram o galho um pouco melhor do que a Corsan. Faltam investimentos. Dá para contar numa mão os investimentos que foram feitos em 10 anos. Quais os investimentos feitos? Perfuração de dois ou três poços a um preço um tanto elevado. De resto nada. A Autarquia não mete a mão quando um loteamento é construído ou um prédio. Ela só vai lá para ligar a água e, ainda por cima, cobra para fazer a ligação. Depois começa a arrecadar. O maior custo que ela tem é bombear a água. O custo não seria grande se tivéssemos instalado já energia solar. Sinceramente, não sei o que estão esperando para instalar energia solar. É falta de dinheiro ou o que impede o investimento? Um amigo me cobrou essa. Dinheiro para comprar a sede própria teve…

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.