Colunistas
Raul Petry – 23/09/2022
Panela de Pressão
SILÊNCIO
Não tenho conversado com o prefeito, mas sei que nas áreas vitais para o desenvolvimento de Ivoti não está sendo feito nada. Aquele diferencial que distingue um município do outro, que são os investimentos pesados que realmente fazem a diferença. As áreas da Educação, Saúde, Obras, Fazenda, Meio Ambiente são as que fazem parte do dia a dia de uma administração, até mesmo Turismo, que está sendo criada. Agora, quando você pensa no Desenvolvimento de uma cidade, aí o furo é mais embaixo. Ivoti até tem a Secretaria do Desenvolvimento e funciona como um quebra-galho. Nada contra a Denise, a eterna secretária. Ela é competente para ocupar qualquer outra secretaria, mas não tem a expertise necessária para atender as reais necessidades de uma Secretaria do Desenvolvimento. Errado está quem botou ela lá e não procura alguém com mais competência para um cargo como esse. E perde a população, que vê a cidade crescendo mas sem aquele empurrão que uma Prefeitura turbinada poderia dar. Não é problema desta administração, foi de todas que já passaram. Nunca tivemos um prefeito porrada, daqueles que fazem as coisas acontecer. Um exemplo temos aqui do lado. O prefeito Diego Francisco de Estância Velha está dando um show de competência nesta área de atração de empresas e desenvolvimento do município. Não é nenhuma Brastemp mas ele bota pra quebrar. A Luz da Lua tá lá fazendo um baita investimento. Rissul tá lá, construindo prédio próprio, entre outros.
TROCAS
Neste ano foram trocados os conselheiros da Autarquia Água de Ivoti. Eu fui um deles que caiu fora, mesmo porque não fui mais nas reuniões do Conselho. Era chegar lá e ouvir sempre o mesmo blábláblá. Muito justo me tirar e botar outro. No entanto, não sei qual foi mesmo o motivo das trocas de mais ou menos a metade do Conselho. Nas reuniões do Conselho acontecia a mesma coisa que na reunião da Câmara este ano quando o presidente foi lá para dar explicações acerca da contratação de funcionários com salários altos. Nenhum vereador perguntou nada que interessava. O diretor da Autarquia deu uma enrolada bonita nos vereadores.
ZERO A ZERO
Sem lucro nenhuma empresa sobrevive, assim como sem salário nenhum trabalhador consegue sustentar a família. Nenhum vereador foi capaz de perguntar pra ele se a Autarquia estava dando lucro. Era isso que interessava. Na última reunião que fui foi apresentada a proposta orçamentária para o ano seguinte. O lucro previsto era de coisa ao redor de 300 mil. Para uma empresa como essa, é a mesma coisa que nada. O que espanta é a incapacidade da Autarquia de fazer qualquer investimento foi falta de dinheiro. O resultado do ano passado foi zero. Preocupante.