Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 24/04/2023

24/04/2023 - 10h05min

Atualizada em 24/04/2023 - 11h32min

Nova Petrópolis

MOVIMENTO

O feriadão teve movimento intenso na Serra Gaúcha e em Nova Petrópolis não foi diferente. No sábado teve até uma reportagem na RBS tratando da ocupação dos hotéis e restaurantes na cidade. É que essa época do ano é especialmente propícia para quem quer passear. O clima ameno é o principal atrativo. Nada de calor, nem frio intenso. Dá para curtir o dia todo numa boa. Outro ponto são os plátanos na beira das estradas, com as folhas começando a amarelar. Sempre digo que poderia ter ainda mais plátanos plantados na beira das nossas estradas.

PORÉNS

Temos mais um feriadão vindo aí e a promessa de mais movimento nas estradas. E com base nesse fim de semana que passou, tiveram duas reclamações contundentes dos motoristas. Uma nas obras da BR-116 sentido Caxias, que não pararam em pleno feriadão. Está certo que as melhorias provocam transtornos inevitáveis e é bom se os serviços andam rápido. Mas os motoristas reclamaram que tiveram que esperar meia hora até o trânsito ser liberado, enquanto que do outro lado não tinha nenhum movimento. Aí é uma questão de bom senso. Dá para liberar cada sentido de 10 em 10 minutos.

PEDÁGIO

Outra reclamação foi por causa do pedágio de Gramado. Escutei no rádio que a ERS-235 teve um aumento de 60% no movimento durante o sábado. Aí teve motoristas falando em uma hora de espera na fila. Já pensou ficar uma hora esperando para passar no pedágio. Não é mais uma questão de bom senso e sim de seguir a lei. Depois de um determinado limite de filas, o pedágio é obrigado a liberar as cancelas.

PEDANCINO

Na sexta-feira rumamos para o interior de Caxias do Sul. Mais precisamente, Santa Lúcia do Piaí. Uma localidade muito forte, com muita produção de hortifruti, que poderia bem ser um município. Na ida fomos pela BR-116. Como era cedo, não tinha obras nem muito movimento. Mas durante o dia escutamos no rádio sobre a tranqueira na BR. Por isso optamos pela volta via Pedancino. Até pensei que iríamos encarar uma estrada ruim. Isso até aconteceu, mas do lado caxiense. Depois da ponte do Rio Caí a estrada está em condições satisfatórias até a saída na Linha Brasil. Não sei se foi arrumada recentemente, mas acho que não, pois o mato nas laterais está um pouco alto. Esse ponto poderia estar melhor, já que a vegetação tira um pouco da visão dos motoristas. Mas a estrada dá para dizer que está em boas condições.

SABORES DA COLÔNIA

Estão abertas as inscrições para espaços de comércio, alimentação e exposição do Festival Sabores da Colônia – evento que ocorre em Nova Petrópolis no período de 23 de junho a 9 de julho. Os interessados devem enviar a documentação solicitada por e-mail ou WhatsApp até o dia 12 de maio.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.