Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 24/11/2022

24/11/2022 - 08h33min

Nova Petrópolis

 

AMBULANTES

O vereador Josué Drechsler se fez ausente das duas últimas sessões da Câmara de Vereadores. Por isso os colegas e o público em geral ainda não sabem os detalhes das emendas que ele apresentou ao projeto de lei dos vendedores ambulantes. A proposta dele é bem extensa, mas nós leigos não conseguimos entender o que ele está propondo. O juridiquês tem dessas coisas. Mas não tem problema. Desde que os interesses dos comerciantes da cidade sejam realmente preservados.

 

DE BOM TAMANHO

Para mim o projeto de lei original já estaria de bom tamanho. Se levado a cabo, essa nova lei já acabaria com o comércio ambulante na cidade. Ficará inviável para os vendedores de rua continuar trabalhando assim. Para cumprir a nova lei, eles vão ter que sair no empate ou no prejuízo. Em casos assim eles sempre procuram uma cidade que tem legislação mais branda.

 

MAIS RÍGIDO

Eu imagino que a ideia do vereador Josué seja tornar a legislação ainda mais rígida para os vendedores ambulantes. Nesse caso eu concordo. O que não pode é criar uma lei inconstitucional ou cheia de penduricalhos que no fim a tornem inviável. A lei precisa ser rígida e funcionar. É possível que antes da votação os fiscais da Prefeitura sejam chamados para opinar. Isso é bom.

 

GANHA PÃO

Muitas pessoas se sensibilizam com os vendedores ambulantes, porque eles estão na rua tentando se sustentar. Essa é uma meia verdade. Pode até ser o ganha pão deles. Mas na maioria das vezes a concorrência desleal que eles praticam acaba por prejudicar o ganha pão daqueles comerciantes que cumprem a lei, gerando empregos e impostos. Isso quando o comércio ambulante não serve de disfarce para ladrões, traficantes, golpistas, etc. Tem mais é que abrir o olho e aprovar logo essa nova legislação.

 

OPORTUNIDADES

Para quem acha que os vendedores ambulantes vão passar fome, vale lembrar que em Nova Petrópolis existem mais de 150 vagas de emprego em aberto e sabidamente com dificuldade de ocupação. Trabalho não falta e com certeza a maioria das oportunidades é para algo melhor do que ficar batendo de porta em porta. Quem estiver interessado, é só procurar o balcão de empregos da Acinp. Lá tem muita opção, mas não são as únicas. Com certeza tem muito mais vagas abertas anunciadas em outros lugares.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.