Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 25/04/2023

25/04/2023 - 07h50min

Panela de Pressão

AUMENTO

É visível o aumento da criminalidade. Em dois dias foi furtado um carro em Hortêncio e arrombada a Relojoaria Canova no centro de Ivoti. Com as câmaras de vídeo ficou mais difícil a prática de delitos. A polícia procura uma câmera na volta e sempre tem uma ou um ângulo que desnuda os criminosos.

BOQUINHA

Na semana passada aconteceu um fiasco na Câmara Municipal de Ivoti. Um sindicalista ligado a Corsan compareceu na sessão e usou a tribuna para defender a manutenção da Corsan como está, ou seja, pública. Na verdade, de pública não tem nada. O que eles querem é manter o emprego porque muitas vezes serviço não tem nenhum. A Corsan é assim. Presta serviços nas cidades (zonas urbanas) e o interior dos municípios ela esquece. Quando esteve em Ivoti alguém viu uma vez a Corsan se preocupar com a Colônia Japonesa, Picada Feijão, Picada 48 Alta, Nova Vila, 48 Baixa. Claro que não.

MOÇÃO

Chega a ser quase surreal que vereadores de Ivoti se preocupem com a privatização da Corsan. Ela foi vendida por 4,5 bi, um dinheiro que vai ser aplicado em obras necessárias pelo Estado a fora. Como se sabe, nenhuma empresa pública funciona. Se a CEEE não tivesse sido vendida, a região atendida por ela hoje estaria às escuras. Falar em social, há 10 anos tinha a água mais cara do Brasil. Hoje não sei, mas deve continuar sendo. Como aqueles que não querem perder a boquinha na Corsan movem montanhas para continuar assim e eles tem pouco a fazer, querem instalar uma CPI na Assembleia para investigar a venda da Corsan. E não é que uma moção trazida pelo sindicalista recebeu o apoio com assinatura no documento de cinco vereadores de Ivoti, a saber: Marli Heinle Gehm, Leonir Schuller, Edio Vogel, Volnei Gross e Marlise Graeff. Em vez de se preocupar com os problemas de Ivoti, perdem tempo com outros assuntos que não dizem respeito a nós.

REMENDOS

Porque eles não fazem uma CPI para investigar o funcionamento da Autarquia Água de Ivoti. Pode parecer esdrúxulo propor isso. Nós temos a nossa Corsan aqui em Ivoti. Pouco mudou transferindo ela das mãos do governo do Estado para o Município de Ivoti. Salários generosos, a cidade com remendos no asfalto por toda parte e total ausência de investimentos. Pelo que se vê, não existe um mínimo de planejamento, nada. Apenas se leva do jeito que dá. Qual empresa que pensa em crescer não trabalha baseada em metas. As metas são fundamentais para o crescimento e aumento da produtividade. A Autarquia também tinha que ter as suas metas. Uma, por exemplo, tinha que ser a redução da fuga de água. Há 10 anos estava em 50%. Em quanto está hoje?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.