Colunistas
Raul Petry – 25/08/2022
Panela de Pressão
MORNO
Para esta quinta a coluna estará meio morna. Vou deixar os assuntos quentes todos para sexta-feira. E como tem assunto! Ou, talvez nós estranhamos com o fim da Covid, que trouxe a vida normal de volta. Por exemplo, o problema da mão de obra continua o mesmo. Nem mão de obra sem qualificação as empresas não conseguem em quantidade suficiente. Pelo amor de Deus, vamos parar de falar em desemprego. Ao menos por aqui ele não existe. Os que não trabalham é porque são vadios mesmo sem tirar nem por. Como pode ter pessoas que não gostam de trabalhar. É a coisa mais nobre que podemos fazer. Produzir riqueza, algo que sirva para alguém. A riqueza de um país se mede pela quantidade de riquezas que ela produz. Por exemplo, uma dona de casa vai no pomar e apanha uma cesta de laranjas. Elas tem valor, alguém vai comprá-las. Esta dona de casa está contribuindo para aumentar o PIB do município, do estado e do país em suma. Por falar em PIB, o do Brasil é terrível há 15 anos. Depois que uma certa presidenta destruiu a economia do país (e não foi só ela), saímos dos trilhos e nunca mais voltamos. Estamos estacionados no mesmo lugar como um carro que não anda e continua lá parado há anos.
NÓS
Nós aqui em Ivoti também estamos estacionados. Na Prefeitura acham que estamos crescemos de vento em popa, o que é apenas uma meia verdade. Se você se basear no retorno do ICMS para a Prefeitura (25% do total que se arrecada) estamos crescendo. Este parâmetro é um engano porque a economia como um todo mal sai do chão. O que acontece é a tremenda e absurda carga tributária que pesa no nosso bolso e das empresas, a diminuição da sonegação com o aparato tecnológico que hoje existe para controlar tudo e, por fim, o aumento da inflação. A inflação aumenta a arrecadação, só que o dinheiro na mesma proporção vale menos. Foi produzido pela inflação, pelo aumento dos preços. Muitos prefeitos se enganam e acham que o seu município está gerando mais riqueza, quando na verdade em parte é verdade, mas os outros municípios geram mais ainda. É o caso de Ivoti que está no mesmo lugar há 20 anos. No concerto dos municípios gaúchos, não avança nem diminui. O assunto é complexo e não se explica só por isso, mas é por aí.
PROVA
Acho que estamos no momento certo para entender uma coisa. Todo dinheiro que entra no cofre da Prefeitura sai do nosso bolso. Os municípios sabem que vão arrecadar menos porque não pagamos mais 30% sobre o preço da gasolina, e sim, 17%. Para encher o tanque gastamos 25% menos. E a cada 300 reais, a Prefeitura perde R$ 18,75 de arrecadação e o Estado R$ 56,00. Não é que eles perdem, nunca deveriam ter enfiado tanto a mão no nosso bolso.
CO WORKING
Inaugura sexta-feira a Hype Offices & Co Working, de Pablo Maggioni. Fica na Rua São Leopoldo, 685. O espaço é sensacional. Fizeram de uma casa antiga um lugar único.