Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 25/08/2022
Nova Petrópolis
250 METROS
Em Nova Petrópolis existe um determinado lugar onde foi alcançada a façanha de ter um quebra-molas para cada 250 metros de rua. É a média, pois são quatro quebra-molas em menos de 1 km. Esse lugar fica na Av. 15 de Novembro, entre a Padaria Petrópolis e a rótula nova do Bairro Pousada da Neve. Até os defensores dos quebra-molas haverão de convir que isso é de mais. O exagero é tamanho que às vezes até os vereadores se dão conta, como aconteceu na sessão desta semana.
VEREADORES
O vereador Daniel levou o assunto dos quebra-molas para a tribuna da Câmara de Vereadores. Aparentemente ele foi procurado por moradores que já perderam a paciência. Imagina ter que ficar encarando um festival de quebra-molas todos os dias, duas vezes. Portanto, Daniel é favorável que pelo menos alguns quebra-molas sejam retirados. Logo depois o assunto foi comentado pela vereadora Kátia, que é radicalmente contra a retirada de qualquer quebra-molas. Se depender dela, esse assunto nem é discutido. Bresco também falou dos quebra-molas e por sinal, falou muito bem. Para ele, não existe como mensurar o valor de uma vida perdida no trânsito. Mas isso não significa que os quebra-molas estejam acima de tudo. Sempre há melhorias que podem ser feitas. Talvez tirando ou mudando os quebra-molas de lugar, o trânsito fique ainda mais seguro.
SEM EMBASAMENTO
A maioria esmagadora dos quebra-molas são colocados sem qualquer estudo que justifique a sua existência. É tudo no achômetro. Kátia diz que com os quebra-molas os acidentes de trânsito pararam de acontecer. Certamente ela tem algum tipo de estatística que corrobora a sua afirmação. Tudo bem. Mas e das ruas onde não tem quebra-molas, será que ela tem alguma estatística?
EXEMPLO OPOSTO
Por exemplo, da rótula até a Escola Piá é a mesma avenida e não tem nenhum quebra-molas. Talvez até ocorram acidentes de trânsito nesse trecho. Mas não em um volume tão grave quanto Kátia menciona. Se fosse pela lógica que se aplica no trecho anterior, deveriam haver mais uns cinco quebra-molas até a Escola Piá.
LOMBADA ELETRÔNICA
Kátia tem um ponto a seu favor que é um pedido para a instalação de uma lombada eletrônica no lugar de um dos quebra-molas que já existem. Segundo a vereadora, essa promessa foi feita quando o quebra-molas foi instalado. Seria algo provisório, até que o Daer instalasse o equipamento eletrônico. Com certeza a maioria dos motoristas preferiria uma lombada eletrônica. Ninguém defende o excesso de velocidade.