Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 25/10/2022

25/10/2022 - 08h03min

Panela de Pressão

 

LIVRO

Depois de vários lançamentos de livro de memória, desta vez foi a vez do médico e ex-prefeito Paulo Buchmann lançar o seu livro. Foi no dia 19 de outubro no Restaurante Wecker. Paulo foi prefeito de 1993 a 1996. Na época ganhou a única eleição que o MDB ganhou na cidade. O MDB sempre foi um partido grande na cidade, mas nunca conseguiu administrar o município a não ser com Paulo Buchmann. Hoje está virado num nanico, perdendo espaço ano após ano. Uma das remanescentes do partido é a ex-vereadora Marli Heinle Gehm.

 

DOIS NOMES

A Praça dos dois nomes será inaugurada ainda neste mês. As obras estão a todo vapor, embora ela não tenha muita intervenção humana, pois se trata justamente de uma praça ecológica. A Praça dos dois nomes ganhou notoriedade por causa da birra de Marli Heinle Gehm em dar o nome do ex-vereador Edio Klein, quando todo mundo sabia que o nome era para ter sido Oscar Nicolau Müller. A coisa chegou a tal ponto que a própria Marli propôs o nome dos dois e os demais embarcaram na canoa furada e aprovaram o projeto como tal. Glória a dois vereadores que foram contra esta solução surreal.

 

FIOS NOS POSTES

Uma das medidas mais urgentes que precisam ser tomadas para melhorar o aspecto urbanístico da cidade, principalmente no centro e adjacências são os fios e cabos pendurados nos postes e muitas vezes caindo dos postes. Neste caso se levam dias para que alguém os retirem por sobre calçadas públicas. Um projeto de lei entrou na Câmara Municipal para disciplinar um pouco esta balbúrdia. Se não me engano já tem uma lei, mas vá lá. Estes cabos podem representar risco, mesmo que mínimo, deixam a cidade feia e não se responsabiliza ninguém.

 

ENTERRADO

Nas cidades da Alemanha não se vê um poste. Tudo é enterrado no subsolo. Aqui é um salve-se quem puder. Temos postes de luz até no meio do passeio público e em alguns tem tantos fios pendurados que não se consegue sequer contar eles, tão próximos uns dos outros. Aqui no Brasil também tem cidades onde os cabos e fios de luz estão no sub-solo. Se não me engano, em Gramado não tem estes postes enfeiando a cidade. Afora fazer uma lei somente para que sejam retirados os fios de internet que nem usados mais são, tínhamos que pensar em ir um pouco adiante e enterrar no subsolo como é lá.

 

POSSÍVEL

Tudo é possível, desde que se queira fazer. Esta lei, depois de aprovada e entrando em vigor, já se sabe o que vai ser dela. Nasce morta. É preciso tê-la, mas ela nasce morta. Talvez seja mais proveitoso chamar todas as empresas que atuam aqui e fazer uma reunião com elas definindo as regras do jogo. Cabos que não servem mais para nada tem que ser retirados, nem que o pessoal da Prefeitura o faça.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.