Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 25/11/2022

25/11/2022 - 08h41min

Nova Petrópolis

 

RECOMENDAÇÃO

Diante da presença de uma nova variante do vírus causador da Covid-19 e das informações de alta do número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis reforça a recomendação do uso de máscaras em instituição para longa permanência de idosos, hospitais, farmácias, laboratórios, clínicas públicas ou privadas, unidades de saúde e demais serviços de saúde humana, podendo a critério do estabelecimento ser exigido o uso, conforme disposto no decreto municipal vigente (170/2022).

 

MÁSCARAS

A mensagem acima foi publicada ontem pela Prefeitura. Na prática,ela diz muito pouco, porque a recomendação do uso de máscara nos locais mencionados já estava em vigor há um bom tempo. Antes a máscara era exigida nos estabelecimentos de saúde. Com o recuo da pandemia, deixou de ser uma exigência e passou a ser só uma recomendação. E isso vale até hoje. O que a Prefeitura fez com essa publicação foi reforçar a regra vigente. Mas não existe uma mudança de regra.

 

IGNORÂNCIA

Muitas pessoas reagiram de forma ignorante, reclamando das máscaras. Não entendo o motivo disso. Como é só uma recomendação, cada um usa a máscara se quiser. Quem não quer, não usa. Mas parece que tem gente que cuida mais dos outros do que de si.

 

VARIANTE

Tem alguns aí que dizem que esse anúncio da Prefeitura é só o começo de uma nova quarentena. Até falam que isso está acontecendo porque a eleição passou. Acho pura bobagem. Parece que tem uma nova variante chegando aí. Mas acho muito difícil chegarmos a um ponto parecido com o que já foi a pandemia. E a causa dessa segurança tem nome: vacina.

 

GÁS OZÔNIO

O incrível dessa turma que se incomoda até em ver os outros de máscara é que eles também são contra a vacina. Às vezes eu fico pensando que o único tratamento que eles aceitam é aquele método inusitado envolvendo gás ozônio, que foi proposto por um prefeito de uma cidade famosa de Santa Catarina. Só pode mesmo.

 

A PROVA

Existem inúmeras provas de que as vacinas estão fazendo a diferença. Uma delas é que hoje em dia quase não existe distanciamento social. Todo mundo voltou a ter uma vida normal. O vírus tem todas as oportunidades de que precisa para a sua proliferação. E porque não consegue? É óbvio, mais de 90% das pessoas estão vacinadas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário