Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 26/05/22
ENCRENCA
De todas as encrencas que o vereador Bresco andou se envolvendo nos últimos tempos, a mais grave parece ser a que envolveu a presença de crianças na tribuna da Câmara, durante uma sessão ordinária no mês de março. Até onde se sabe, o Ministério Público está em cima disso. E a Mesa Diretora da Câmara tem uma comissão formada para apurar os fatos. Na sessão desta semana fiquei com a impressão de que Bresco estava se queixando dessa situação. Ele chegou a usar argumentos de cunho religioso para tentar influenciar os colegas em uma futura decisão.
MESA DIRETORA
A Mesa Diretora da Câmara conseguiu se resguardar quando formou essa comissão para apurar os fatos envolvendo Bresco. Não fosse a existência dessa comissão, agora a Mesa Diretora também poderia estar sendo cobrada pela Promotoria, por uma eventual omissão. É muito importante que os fatos sejam apurados na forma regimental.
TODOS CONCORDARAM
Bresco se queixou do rigor do Regimento Interno da Câmara. Mas recebeu uma resposta irrefutável da colega Maria de Fátima. Em 2021 o Regimento Interno foi todo revisado e atualizado. Bresco e os demais vereadores deram anuência para a versão que está em vigor. Agora ninguém pode se queixar.
SEM POLÍTICA
Segundo a vereadora Patrícia Diniz, a sua moção de repúdio ao projeto de lei do deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), sobre animais em rodeios, não tem nada a ver com o partido dele. Vamos supor que realmente não tem. Mas eu continuo achando que neste caso a vereadora deveria apoiar publicamente o projeto de lei do deputado estadual Mateus Wesp, que também é do PSDB. Há poucos dias, este segundo deputado estadual propôs transformar os rodeios crioulos em “patrimônio histórico e cultural imaterial do Rio Grande do Sul”.
OUTRA BOA RESPOSTA
A respeito deste tema a vereadora Maria de Fátima também deu uma ótima resposta. Ela lembrou que o projeto de lei de Rodrigo Maroni não proíbe os rodeios. Apenas proíbe os maus tratos de animais durante estes eventos. O fato é que, em boa medida, isso já acontece nos rodeiros, como bem lembrou o vereador Egon Ackermann. Maria de Fátima se absteve quando a moção de Patrícia Diniz foi votada e aprovada.
INAUGURAÇÃO
A Administração Municipal de Nova Petrópolis inaugurará, na sexta-feira, 27 de maio, às 14h, as instalações do Emaia (Espaço Multiprofissional de Atenção à Infância e Adolescência). A nova estrutura de atendimento para crianças e adolescentes fica na Rua Pastor Hunsche, 315, no bairro Logradouro, ao lado do Hospital Nova Petrópolis.