Colunistas
Raul Petry – 26/09/2022
Panela de Pressão
INTERNET
Foi comentado na Câmara Municipal da semana passada a falta de sinal de celular e também a falta de internet no Núcleo de Casas de Enxaimel. O pedido de providências foi feito pelo presidente Ivanir Mees. Endosso o pedido do vereador, ele é pertinente e o município deve olhar com toda a atenção para este problema. Estamos quase em 2023 e não podemos ficar sem resolver problemas pequenos que envolvem nenhum dinheiro ou pouco. Faz anos que se comenta sobre isso. Melhorou de lá para cá, mas não o suficiente para esquecermos o assunto.
INTERIOR
O que é mais difícil, dotar o Núcleo de sinal de telefone e internet ou fazer isso no interior, em localidades distantes e que são poucas pessoas que necessitam destes serviços. É uma boa pergunta e as duas soluções envolvem investimentos. Andando muito pelo interior, constatei uma coisa na região italiana. Em qualquer município que você anda, muitas vezes no interior mesmo, não falta sinal de telefone tampouco internet. Claro que fiquei surpreso quando constatei isso pessoalmente e vi que é possível resolver os problemas. Aí me lembrei que o Núcleo de Casas de Enxaimel fica a um quilômetro do centro de Ivoti. São duas realidades diferentes. Lá o que encarece é a distância. Aqui a quantidade de pessoas que querem se utilizar do serviço ao mesmo tempo. Me desculpem, não justifica mais perdermos tempo com este assunto.
RUA PORTUGAL
A Rua Portugal foi transformada em mão única. Os moradores estão fazendo abaixo-assinado para reverter a medida. Ninguém entende os motivos da mudança. A propósito, não se entende até hoje os motivos de algumas ruas do centro serem mãos únicas. Assim como não se entende os motivos da falta de sinalização quando são feitas intervenções nas vias públicas. E assim como não se entende o fato da existência de quebra-molas. Assim como não se entende a falta de sinalização dos mesmos.
FIOS
Na semana passada a vereadora Marli Heinle Gehm fez um pedido para que a Prefeitura cumpra a lei no que diz respeito a quantidade de fios nos postes de luz da cidade. Marli frisou que existe lei para coibir o exagero de fios em alguns postes e quer saber porque a Prefeitura não fiscaliza.
IMPRESSIONANTE
Realmente é impressionante a quantidade de fios que usam os postes de luz. Outro dia já escrevi sobre isso e agora é a vereadora que se manifesta. Se os fios não estivessem de vez em quando debruçados sobre os passeios públicos ainda vá lá. Quase todo cidadão de Ivoti já teve que fazer manobras para desviar de fios de luz pendurados em postes sobre as calçadas.
PARABENIZANDO
Está todo mundo parabenizando a Secretaria da Educação pelo 1o lugar nos anos finais e 2o lugar nos anos iniciais do ensino básico. Justa homenagem. Ivoti sempre se destacou pela educação exemplar no ensino básico. Pena que não tem uma amostragem na área da saúde. Gostaria de saber como andam as coisas também nesta secretaria.