Colunistas

Raul Petry – 27/01/2023

27/01/2023 - 08h15min

Panela de Pressão

PRAIA
A semana de kerb ainda não terminou. Sábado tem mais. Como sempre acontece em Nova Tramandaí, a galera de Ivoti e região se reúne e acontece o kerb na praia, sempre uma semana depois que ele acontece em Ivoti. O último em 2020 foi o maior sucesso. Gente que saía pelo ladrão. Em 2020 foram assados 2.000 churrasquinhos que foram distribuídos de graça para as pessoas. Qualquer um pode chegar e saborear o churrasquinho. Sempre se formam filas para pegar o seu. As barracas são armadas na beira da praia uma banda anima a festa, que sempre começa com a tradicional polonaise. É muito divertido o kerb na praia, uma invenção que se iniciou em casas de veranistas de Tramandaí e se expandiu depois para a beira do mar. Se o tempo colaborar vai ser o maior sucesso com toda a certeza.

BALANÇO
Vou fazer o meu próprio balanço do kerb. Este foi, sem dúvida, o de maior público, mesmo porque teve um dia a mais. A quinta-feira, a propósito, foi a grande surpresa. Começou por lotar as dependências da praça e arredores completamente. Teve os tradicionais discursos e depois a Banda Corpo e Alma fez a sua parte. O público delirou com o Corpo e Alma. Na sexta então nem se fala. Foi a vez do Musical Rainha se apresentar e aí o kerb lotou tanto que centenas de pessoas não conseguiram nem chegar perto. Tiveram que ir embora por impossibilidade de entrar por qualquer canto que dava acesso ao cenário do kerb. Foi um negócio nunca antes visto. A fila se estendeu por um quilômetro. Havia a expectativa de Maurício Lima, que tinha saído da banda voltar na noite do kerb. Isto não aconteceu, mas ele confirmou durante a semana que de não sairia. A Banda Rainha é a que arrasta multidões por onde passa. Não quero nem saber quanto ganha um vocalista como ele. Cada um ganha o que merece.

SÁBADO\DOMINGO
No sábado e domingo foi tudo bem. O público estimado total que compareceu ao kerb foi de cerca de 60 mil pessoas somando todos os dias. É muita gente. Calculo que este público foi que circulou pelo kerb. Dá uma média de 15 mil pessoas por dia. Mas teve mais. Na segunda-feira aconteceu o kerb da terceira idade na Sociedade Harmonia onde os mais idosos se divertiram pra caramba.

SAUDADE
E na noite de terça-feira aconteceu o Baile da Saudade também na Sociedade Harmonia. Foi muito legal o evento final. A banda que animou o Baile da Terceira Idade é muito boa. Trata-se da Banda 0800. Uma das coisas que eles fazem muito bem é tocar a polonaise. Eles tem um estilo próprio, inigualável. São de Maratá no Vale do Caí. Houve janta e baile em seguida depois dos discursos de despedida do prefeito, secretária do Turismo, rei do kerb Valdir Ludwig e prefeito Martin.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário