Colunistas
Raul Petry – 27/04/2023
Panela de Pressão
MOBILIDADE
tempos modernos as palavras empregadas também ficam modernas. Por exemplo, engarrafamento vira retenção. No futebol, ponteiro vira jogador de beirada ou extrema. E o tradicional 8 ou 10, que vai e vem, estão chamando de box to box. Podem parar! A Prefeitura de Ivoti terá um novo plano de mobilidade, que deve ser coisa parecida com um plano viário, que mexe com o trânsito e afins. Martin anda falando há tempos sobre o novo plano de mobilidade. Até agora não saiu do papel. Que é necessário não temos dúvidas. Tomara que contemple a duplicação da Castro Alves ou, melhor ainda, a Leonel de Moura Brizola, que margeia Ivoti por fora, começando na BR, entrada da cidade, e termina perto da ponte no Buraco do Diabo. Investimentos em infraestrutura geralmente são caros e não dão muita popularidade. Mas tem que ser feitos. O dinheiro tem que sair de algum lugar. De preferência de três fontes, a do município, do Estado e da União. Ainda tem os deputados, que tem o seu orçamento próprio e podem ajudar muito. Este último é projeto de milhões, mas e daí!
Vamos arregaçar as mangas e correr atrás.
LUGAR-COMUM
Um lugar-comum que se ouve muito é com relação a investimentos que o poder público tem que fazer quando aumenta a população. Uma família para sobreviver tem que trabalhar. Trabalhando gera renda e impostos. Este dinheiro a Prefeitura pega e investe na infraestrutura como água, calçamento, educação, saúde. Ivoti terá 140 milhões para investir neste ano. O problema é outro. A Prefeitura gasta 75% com Pessoal incluindo O Fundo de Previdência. Somando a isto as despesas de custeio da máquina vai pra quanto? E sobra quanto para os investimentos? Este é o problema da máquina pública. Ela é cara e pesada, engolindo quase tudo que a população gera de impostos.
ESTACIONAMENTO
Olha, acho que parte dos engarrafamentos nos grandes eventos no Buraco do Diabo podem estar próximos do fim. A Prefeitura toca a obra do estacionamento na área comprada para esta finalidade. Inicialmente o novo estacionamento é para ser para 1.000 carros. No entanto, sobra área para ampliá-lo se for necessário. Vai dar uma aliviada, e estou curioso para ver até que ponto desafoga o tráfego. O lugar é nosso grande parque. O problema é chegar e sair por causa da localização geográfica. De qualquer forma é um grande avanço.
BELVEDERE
O belvedere, aquele cuja escadaria tem 172 degraus também tem projeto de remodelação.