Colunistas
Raul Petry – 27/10/2022
Panela de Pressão
LEITE
Pelo visto, o governador Eduardo Leite vai ganhar a eleição depois de entrar para o segundo turno por um fiapo. Ele levou os votos do PT, pelos motivos óbvios. Se Leite ganhar esta eleição, terá feito uma proeza. Nunca um governador do Rio Grande do Sul se reelegeu. Na verdade, os tabus existem para serem quebrados.
PRESIDENTE
Se Bolsonaro ganhar, a atual política continua. Se Lula ganhar, só Deus sabe. Na verdade, neste caso, Lula não terá vida fácil no Congresso, já que a esquerda tem ampla minoria. Quem governa mesmo é o Congresso Nacional. Tem muito mais poder que o Executivo. Se quiser, manda o presidente para casa, destitui ministros do STF se quiser, faz o que bem entende. A eleição de 2 de outubro, portanto, foi tão importante quanto esta. Foi lá que se formou a composição do Congresso Nacional, que tem mais poder que qualquer outro dos três poderes.
DISTRAÇÃO
A eleição mais importante do país será no domingo, mas não quero saber dessa. Quero saber como estão os nossos amigos daqui da vizinhança como Felipe Braun e a ex-prefeita de Dois Irmãos, Tania. Ambos não conseguiram se eleger. Pensei que os dois fariam bem mais votos. De qualquer sorte, uma eleição é sempre uma caixinha de surpresas como foi esta. Além dos dois, não se elegerem Renato Molling e Fixinha, por exemplo, dois antigos deputados de vários mandatos e o próprio deputado Issur. A nossa região somente será representada por Elton Weber e na Câmara Federal, por Marcel Van Hattem. Na verdade, a concorrência é muito grande e não é fácil se eleger. Temos que tirar o chapéu para quem chega lá. E não é nem uma questão de dinheiro. Muitos que gastaram verdadeiras fortunas também não se elegeram.
ELEIÇÕES
Passada a eleição de domingo, vai começar o tititi em torno da eleição municipal. Na verdade a movimentação em torno da eleição já começou. As articulações são feitas entre prováveis candidatos e partidos. Um que está sendo cobiçado é o ex-vereador e ex-vice-prefeito Beto Schneider. Como se sabe, Beto é dono de funerária e dá toda a pinta de que pretende concorrer a um cargo eletivo de novo. É claro que por enquanto diz que não. Outro dia recebeu a visita de uma pessoa ilustre e passaram a manhã falando de política.
BORRACHEIRO
Outro que pretende ser candidato a algo além de vereador é o atual secretário de Obras, Alexandre dos Santos. Borracheiro sonha com um mandato no Executivo e não esconde isso. Também pudera, ele foi o vereador que mais votos fez na história de Ivoti. Este cacife o catapulta para um negócio maior. Todos os candidatos têm que pensar nele na hora de compor uma chapa. Uma boa pergunta é saber se Borracheiro fica ou não no PP de Martin se não tiver chance de participar da chapa oficial.