Colunistas
Raul Petry – 28/02/2023
Panela de Pressão
NÚMEROS
Na noite de ontem foram apresentados os resultados financeiros do 4o quadrimestre de 2022 da Prefeitura de Ivoti. Ali dá para ficar sabendo quanto foi gasto com a saúde, quanto foi gasto com a Educação, quantos por cento absorveu a folha de pagamento e por aí vai. Este problema da folha de pagamento não esquenta mais a cabeça de muitos prefeitos ou da maioria deles. Mesmo com a economia patinando, a arrecadação de impostos só aumenta. E mesmo aumentado acima da inflação a folha de pagamento, ainda fica abaixo do crescimento da arrecadação.
PASSO EM FALSO
O resultado do Ideb referente 2020 que saiu há questão de um mês trouxe um resultado inesperado para Ivoti. Caiu para coisa ao redor do 10o lugar. Ainda é excelente, mas Ivoti estava entre os primeiros nos últimos anos em termos de educação. Se caiu em educação, está se erguendo quanto ao ajardinamento da cidade. Novas mudas de flores estão sendo plantadas nos canteiros pela cidade. No entanto, quem está furiosa é a vereadora Marli Heinle Gehm. Ela disse que estava fora quando retiraram mais um canteiro na frente da Sociedade Concórdia.
ESTIVESSE AQUI…
Ela lembrou no final da sessão da Câmara de Vereadores que, estivesse aqui e não teria deixado retirar os canteiros das duas sociedades. Ela teria parado na frente e não ia deixar a retirada. Lembro-me da imagem do chinês quando da revolta dos estudantes daquele país na década de 80, que parou na frente de um tanque e não saiu dali. Marli ia fazer o mesmo. Ela lembrou que cidade das flores é essa que não tem flores. E as que tem, ainda retira. Definitivamente nunca vi Marli tão braba. Vale lembrar que neste ano ela é a presidente da Câmara de Vereadores. Ou presidenta, caso queira ser chamada assim como fez na sua época Dilma Rousseff.
IGUALDADE RACIAL
Um projeto de lei do Executivo cria o Conselho Municipal da Igualdade Racial. Sinceramente não sei que atribuições terá este conselho. Este assunto tem ampla legislação estadual e federal e todo mundo sabe que hoje as pessoas têm direitos e deveres iguais e que não existe mais a discriminação de negros como era antigamente. O que existe são casos isolados aqui e ali e coisas completamente fora de moda. O Conselho está sendo criado porque o Tribunal de Contas cobrou do município a sua instituição, necessário para a aprovação das contas da Prefeitura. Para mim é uma redundância, casos de racismo e outros do gênero são casos de polícia e não vai ser um conselho que resolverá o problema. A Prefeitura tem secretarias, conselhos de tudo que é tipo. Menos mal que provavelmente os conselheiros não serão remunerados para exercer a função.