Colunistas
Raul Petry – 28/09/2022
Panela de Pressão
MOURÃO
O vice-presidente da República e candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul esteve em Ivoti na tarde de ontem. Mourão também visitou outros municípios vizinhos como Nova Petrópolis e Dois Irmãos.
MARLON
O deputado Marlon destinou 400 mil reais para o asfaltamento da Rua Duque de Caxias. A Prefeitura entrou com outros 190 mil reais para asfaltar da rua João Enzweiler até a Jacob Müller no bairro 25 de Julho.
TÊNIS DE MESA
Quem está arrebentando é a ivotiense Vitória Strassburger no tênis de mesa. Ela se sagrou vice-campeã brasileira na noite de domingo. O torneio passou pela Sport TV 2 para todo o Brasil. Ela passou pela semifinal. E no jogo final perdeu. Vitória foi recentemente convocada para a seleção brasileira de tênis de mesa. Ela começou sua carreira na Colônia Japonesa. Depois foi morar em São Leopoldo e hoje é atleta da Sogipa de Porto Alegre. Tem muito talento.
ELEIÇÕES
E aí, quais candidatos da região vão se eleger para deputado. A estadual não sei quem tem chances além de Issur, Felipe Braun e Elton Weber. Para federal quem deve se eleger é o deputado Marcel Van Hattem, embora não repetirá a extraordinária votação que teve há 4 anos, quando fez nada mais nada menos do que 350 mil votos.
PRISÃO
Desde ontem nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em flagrante. É a lei.
IDEB
Foi divulgado que Ivoti teria ficado em 3o lugar nas séries iniciais do fundamental no Estado. No entanto, notícias da Prefeitura dão conta que ficou em 2o lugar nas iniciais e em 1o nas séries finais. Durma com um barulho desses!
ESPANTO
Foi um espanto para quatro vereadores que prestigiaram a audiência pública sobre os resultados da administração municipal relativo ao 2o quadrimestre. Bronca só mesmo aconteceu quando foram apresentados os números dos gastos com a saúde, que não atingiram o percentual mínimo de 15% previsto em lei. Ficou em torno de 14%. Na verdade, os gastos com a saúde foram maiores. O que foi maior ainda acabou sendo a arrecadação municipal. Nossa, a Prefeitura está com o caixa forrado de dinheiro. Nunca os municípios arrecadaram tanto. Isso é resultado de uma série de fatores, menos em função do crescimento da economia. O Brasil praticamente não cresce há 20 anos. O que cresce é a arrecadação de impostos, dos mais pesados do mundo.
INDIGNADA
Marli Heinle Gehm estava indignada com o percentual gasto na saúde, inferior ao previsto em lei. Se foi em função de ter entrado mais dinheiro, porque não pode gastar o excedente na saúde, num município que teria tantos exames e consultas reprimidas.