Coluna Nova Petrópolis
Raul Petry – 28/09/2022
Nova Petrópolis
MOURÃO
Ontem o vice-presidente da República esteve em Nova Petrópolis. Não dá para dizer que foi um compromisso oficial, pois veio para fazer campanha como candidato ao Senado. Foi uma recepção bem movimentada. O lado bolsonarista, do qual Mourão faz parte, é forte em Nova Petrópolis. É que na eleição para presidente as pessoas se deixam guiar por princípios diferentes da eleição municipal. São pensamentos diferentes.
BOLSONARO
Na eleição para prefeito em 2020, Nova Petrópolis teve dois candidatos cujos partidos estão ao lado de Bolsonaro: Dóris Neumann e Jorge Dinnebier. Juntos eles fizeram 3.509 votos, o que deu 28% dos votos válidos. Não precisa ter bola de cristal para saber que Bolsonaro fará muito mais votos no próximo domingo.
CIRO GOMES
O candidato a presidente Ciro Gomes é do PDT, um partido importante em Nova Petrópolis. Na eleição municipal o candidato pedetista Jerônimo Stahl Pinto ganhou 3.179 votos (25,37%). Ninguém acredita que Ciro Gomes fará essa mesma votação na cidade.
PROGRESSISTAS
Vale lembrar que na eleição passada Jerônimo tinha a coligação com o PP, partido do ex-prefeito Regis Hahn. No Estado, o partido conta com Luis Carlos Heinze como candidato a governador. Heinze é um grande apoiador de Bolsonaro, mesmo não tendo coligação com o partido dele. Aqui no Estado, Bolsonaro apoia Onyx Lorenzoni. Diferente de Heinze, Lelo faz campanha para deputado estadual, mas não se posiciona publicamente a favor de Bolsonaro. Alguns acreditam até que ele tenha uma preferência por Lula.
EDUARDO LEITE
Também acredito em uma boa votação de Eduardo Leite aqui em Nova Petrópolis. Em geral os governadores sempre deixam a desejar. Mas Eduardo Leite pelo menos destinou investimentos importantes para cá. Lembrando por alto, tem o asfalto de seis quilômetros em Nove Colônias e de 2,5 quilômetros na Rua Vicente Prieto, que ainda está por vir, no Pinhal Alto. E obras em duas grandes praças, no Centro e na Vila Germânia. E ainda alguns investimentos menores, como duas viaturas policiais modelo Corolla e o poço no Pedancino.
MEIO AMBIENTE
A coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidro, realizada nos dias 9 e 10 de setembro, totalizou mais de 4.500 quilos de resíduos com destinação ecologicamente correta. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela coleta, foram recebidos 3.100 quilos de lixo eletrônico, 1.300 quilos de vidros e 280 litros de óleo de cozinha usado.