Colunistas
Raul Petry – 30/01/2023
Panela de Pressão
ASSUNTO ENCERRADO
Chega de falar de kerb. Hoje é o último dia. O assunto se impõe ainda até amanhã. Tudo porque no sábado foi realizado o kerb da praia de Nova Tramandaí. Ele sempre é realizado uma semana depois da data tradicional e a partir desse ano começaram a chamar o kerb da praia de rekerb. Antigamente tinha o kerb e o rekerb uma semana depois. O kerb da praia é uma história bonita que começou como uma confraternização na casa de dois veranistas de Ivoti que, como estavam na praia no kerb em Ivoti que é em janeiro resolveram comemorar lá. A ideia ganhou corpo até que se materializou na beira da praia mesmo. Eles não quiseram mais fazer na casa porque cada vez mais pessoas iam lá. Na praia ele é realizado há 10 anos, sempre no mesmo lugar, na guarita 160.
3.050 ESPETINHOS
Uma das marcas registradas do kerb na praia é a distribuição de espetinhos de churrasco e galeto. Foram distribuídos gratuitamente 3.050 espetinhos para a população em geral. A fila chegou a ter 50 metros e durou cerca de 3 horas. Foi o tempo que levou para a distribuição dos espetinhos. A prioridade sempre é dos vendedores ambulantes. Depois chega a vez da população em geral. A Maria é tão pão dura que a vi umas 3 vezes na fila. A preparação para fazer tudo isso começa no dia anterior e às 6 da manhã o pessoal já está lá para preparar tudo. A gente as vezes não imagina quanto serviço dá você servir 3.050 espetinhos de carne. Tem que espetar um por um, assar eles e depois distribuir. Mas tudo é feito com alegria porque se trata de uma ação de graças literalmente.
DIA LINDO
O tempo de novo colaborou. Dos políticos, o prefeito Martin ajudou inclusive a assar os espetinhos e depois participou da dança da polonaise. A vereadora Marli não falta nunca. Onde tem eleitores seus ela está. Na verdade, ela é uma das vereadoras mais participativas de todos. Pires também estava lá e o diretor de Obras Borracheiro, que é vereador também. De resto não vi ninguém. Não existe obrigação dos políticos participar de tudo. No entanto, isto porque por aqui se associou a realização de eventos com a presença dos políticos. Talvez porque nos anos de eleições ele aparecem bem mais.
MAIOR DO MUNDO
A dança da polonaise tem lá suas origens da Europa medieval e foi trazida para cá pelos imigrantes alemães. Tem quem afirme que a maior dança da polonaise de beira de praia do mundo seja a do kerb de Ivoti. Quem sabe, registrem o evento no guinness book para ver no que vai dar. O kerb da praia apresentou alguns defeitos, mas nada demais. Mesmo porque é promovido de forma autônoma, ninguém ganha nada com isso. Três casais me perguntaram que evento era esse. Talvez uma melhor identificação tiraria estas dúvidas.