Conecte-se conosco

Colunistas

Raul Petry – 30/03/2023

30/03/2023 - 07h15min

Panela de Pressão

CANTEIRO
A presidente da Câmara Municipal quase enlouqueceu com mais um canteiro de rua retirado na Av.Presidente Lucena. Um prefeito vai lá e põe e o outro vai lá e retira. Existe a figura do Conselho de Trânsito. É precisa dar uma olhada nas atas para ver porque estão fazendo isso. Talvez não seria o caso de ouvir também a população sobre um assunto tão caro para a cidade que são estes canteiros na Av. Presidente Lucena. Sinceramente é para melhorar o fluxo de tráfego? Mas que tráfego, comparado com cidades maiores, onde realmente tem movimento. Ainda estamos longe de ter que sacrificar o verde em detrimento do trânsito de veículos. O assunto é polêmico. Eu não entendo o porque destas retiradas dos canteiros. Eles fazem de certa forma o papel de redutores naturais do trânsito.
VENDA
A Prefeitura está vendendo lotes do Loteamento Industrial da Picada 48 Alta. Está sendo uma dificuldade sair um empreendimento nos dois loteamentos criados em Ivoti. Não sei, mas a minha opinião é de que a área tem que ser cedida para os empreendedores e depois de um certo tempo, que pode ser 10 anos, se o interessado cumprir com as metas, aí então se transfere ela de graça. Caso contrário a área volta para o município. Tinha que ser um modelo assim, para facilitar a atração de interessados. Se é para comprar, quem quer empreender tem várias outras maneiras de fazer isso, e em locais talvez mais atrativos do que a localização do loteamento da 48 Alta. No entanto, na propaganda do oferecimento de lotes feito consta o preço mínimo de 81 mil reais.
NÚMEROS
Deveria de haver uma preocupação maior da municipalidade no sentido de reindustrializar o município de novo. Nós já empregávamos na indústria o dobro de pessoas há 20 anos. Tinha aqui fábricas de 500 funcionários. 1.200. Uma empresa com 100 funcionários era considerada microempresa perto das grandes que tinha aqui. Onde funcionava uma fábrica com 500 funcionários, hoje funciona a Loja Lebes. Olha, eram mais de uma centenas de empresas com cerca de 500 funcionários existindo aqui em Ivoti. Era a época de ouro da indústria do couro e do calçado que hoje não existe mais. Hoje em dia a economia é mais diversificada e as maiores são do ramo de alimentação, seja alimentação humana ou para cães e gatos. A indústria do sapato foi para o nordeste. O salário lá é a metade daqui.

PÁSCOA
Não dá para deixar de dar uma palinha sobre a Páscoa em Ivoti. As Prefeituras na volta também tem eventos sobre a Páscoa, mas nenhum se compara ao de Ivoti, pela sua riqueza cultural e artística. Tem que louvar a municipalidade pela iniciativa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.