/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Colunistas

Raul Petry – 30/06/2022

30/06/2022 - 07h53min

Atualizada em 30/06/2022 - 08h04min

Panela de Pressão

 

CACHAÇA

Está pronto o cartaz da propaganda do Festival da Cachaça de Ivoti, que será nos dias 5, 6 e 7 de agosto no Núcleo de Casas de Enxaimel. Portanto, mais um evento está sendo incorporado ao calendário de eventos da cidade. Em poucos anos vai ser o maior evento da cidade, superando talvez inclusive a Feira do Mel, ou, no mínimo, rivalizando com ela.

 

INSPIRAÇÃO

O Festival da Cachaça de Ivoti foi inspirado no fato de Ivoti ser o 3o município do Brasil que tem mais marcas de cachaça registradas no Ministério da Agricultura em Brasília. São marcas de cachaça, não cachaçarias. Trata-se de um marco para a cidade o fato de ser o 3o município com mais marcas de cachaça registradas no órgão competente. No fundo temos três cachaçarias em Ivoti, o que não parece muito. No entanto, elas produzem uma infinidade de marcas do produto, que é inclusive exportado para vários países.

 

PORQUE

Alguns curiosos já me perguntaram porque um Festival da Cachaça em Ivoti. É muito simples. O mote está descrito aí em cima: a quantidade de marcas de cachaça que produzimos. O Festival da Cachaça foi criado com este mote, mas antes de mais nada precisamos nos tornar um município turístico e o nosso turismo por enquanto é o de eventos. Como cabia um evento no calendário de eventos da cidade, o Festival da Cachaça foi a pedida.

 

DESENVOLVIMENTO

Ivoti não é mais um município parado no tempo. Já tivemos muito mais indústrias, ou melhor, indústrias maiores. As de calçados que empregavam muito não sobrou quase nada. Hoje a nossa indústria é diversificada e na sua maioria de pequenas e médias empresas que produzem de tudo. Nosso PIB caiu comparado a década de 90 quando as grandes indústrias de calçados empregavam milhares de pessoas. Naquele tempo até o kerb estava morrendo.

 

RENASCIMENTO

Agora nos anos 20 as coisas estão mudando. Por exemplo, quem quer uma boa comida vai encontrar de tudo em Ivoti. Quem quiser tomar uma cerveja temos duas cervejarias para servi-los. Quem quiser comer hamburger, pizzas ou seja o que for, vai encontrar várias casas que servem. Quem quiser um bom restaurante, terá a sua disposição uma boa gama deles, desde os mais caros até os mais populares. A noite não deixa por menos. Temos casas agora que não ficam devendo nada para ninguém. Não dá para esquecer uma das marcas registradas da Rota Romântica, que são os cafés coloniais, pois temos várias casas.

 

EVENTOS

Entretanto, com quatro grandes eventos que trazem para a cidade milhares de pessoas, já somos destaque na região, ou ao menos nos igualamos a outros municípios. Em janeiro temos o kerb. Em maio a Feira do Mel, Rosca e Nata. Agora em agosto, o Festival da Cachaça. Em outubro a Feira das Flores. O Natal em dezembro e a Páscoa também começam a criar corpo. Aliás, a Páscoa desse ano deu os primeiros passos no sentido de se transformar num grande evento também.

Sair da versão mobile