/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Coluna Nova Petrópolis

Raul Petry – 30/08/2022

30/08/2022 - 08h04min

Nova Petrópolis

GINCANA

A Arriba Arriba é a equipe campeã da 13ª Gincana Municipal de Nova Petrópolis, realizada no fim de semana dos dias 26, 27 e 28 de agosto. Pelas fotos e vídeos que puderam ser vistos na internet, a gincana mobilizou uma parte significativa da população. É como se fosse uma grande festa, mas envolvendo a rivalidade entre as equipes. Essa é a parte positiva da gincana. Muito positiva, por sinal. Só que tem aquelas pessoas que não se envolvem e que não gostam do agito provocado pela gincana. A maior queixa desse grupo de moradores é relacionada ao trânsito. Fala-se até de um acidente mais sério que teria acontecido em São Jacó. Mas não há informações sobre pessoas feridas. De todo modo, se teve acidente, deixa ligado um sinal de alerta. Esse talvez seja um ponto a ser observado nas próximas gincanas.

 

O EXEMPLO DO FUTSAL

O futsal de Nova Petrópolis muitas vezes é apontado como um bom exemplo de organização. São várias divisões no campeonato masculino, além do feminino e ainda as categorias especiais, como infantis e veterano. Também envolve boa parte da população. E como funciona no futsal? Determinadas faltas são punidas com cartão vermelho ou amarelo. O cartão amarelo deixa o atleta pendurado. Na próxima ele já pode levar o vermelho. E o jogador que recebe o cartão vermelho fica fora do jogo seguinte. Em alguns casos, a pena aplicada é até superior a um jogo. Essa sistemática poderia ser aplicada à gincana. Quem descumpre as regras corre o risco de ficar de fora da próxima gincana.

 

CONTAS DE 2020

Nesta semana os vereadores começam a avaliar as contas da gestão Lelo e Charles no ano de 2020. Aquele foi o último ano dos oito que Lelo esteve à frente da Prefeitura. E talvez o mais atípico, porque em fevereiro começou a pandemia. De súbito as escolas fecharam. Os professores continuaram recebendo os seus salários, mas não teve mais despesas com merenda e transporte escolar. No turismo, a parada foi completa. Praticamente não teve eventos em 2020. Só algumas coisas online. Na saúde foi o contrário. Muitas despesas novas ocasionadas pelo coronavírus. Tudo isso com certeza provocou uma execução orçamentária muito atípica naquele ano. Não se pode interpretar isso como algo ilegal. A propósito, imagino que todas as prefeituras tenham passado por essa reviravolta em suas contas nos primeiros meses da pandemia. Em 2021 as coisas até se ajeitaram em certo ponto. As escolas reabriram e muitos eventos começaram a ser realizados, apesar da exigência de uma série de restrições.

 

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

Às vezes vale a pena conferir mais de perto os pedidos e indicações apresentados pelos vereadores. Não faz muito tempo eles aprovaram uma indicação para que seja implantado em Nova Petrópolis o Plano Municipal da Primeira Infância. A reportagem do Diário foi atrás do assunto e descobriu que a implantação desse plano é uma exigência da lei e que esse trabalho inclusive já se encontra em andamento na Prefeitura. A pergunta que não quer calar é, o que uma indicação como essa acrescenta?

Sair da versão mobile